Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O Caminho Sinodal, caixa de pandora, declarações no avião e a Pastoral D. Strickland

O Bispo Dom Strickland reafirma a posição da Igreja sobre o sacerdócio masculino e critica a ordenação de mulheres.


O Caminho Sinodal, caixa de pandora, declarações no avião e a Pastoral D. Strickland

Dom Strickland

<a href="https://caminhosinodal.ipco.org.br/">PDF Gratuito</a>PDF Gratuito

As associações TFP – Tradição Família Propriedade – e suas co-irmãs em vários países, incluindo, no Brasil, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, publicaram um volume condensado, mas contundente, intitulado “O caminho sinodal, uma caixa de Pandora: 100 perguntas e 100 respostas”, de autoria de Julio Loredo e José Antonio Ureta.

Escrito como um catecismo, o opúsculo explica as questões em jogo no próximo sínodo de maneira simples e direta, tendo como fio condutor o temor de que haja um plano em andamento para subverter totalmente a Igreja Católica.

O livro é prefaciado pelo Cardeal Raymond Leo Burke, Prefeito-Emérito da Assinatura Apostólica. A obra, diz o cardeal:

Aborda de forma clara e abrangente uma situação gravíssima na Igreja hoje. (…) Agradeço a todos aqueles que trabalharam com tanta diligência e excelência para formular as perguntas oportunas e fornecer respostas com autoridade. Espero que os frutos do seu trabalho sejam colocados à disposição dos católicos de todo o mundo para a edificação da Igreja.

Continua a Mensagem do IPCO, assinada pelo Sr Mario Navarro: “O espírito que anima esta iniciativa pode ser resumido nas seguintes palavras, tiradas da Conclusão:

O caminho sinodal, aqui analisado, retoma velhas heresias condenadas com veemência pelo Magistério, e impulsiona ainda mais a obra de autodemolição identificada por Paulo VI. O amor fidelíssimo à Santa Igreja, à sagrada hierarquia e à civilização cristã impõe às TFPs e associações irmãs o dever inelutável de denunciar esta reforma, e elas têm se empenhado em cumpri-lo com iniciativas abrangentes.
Antonio Pelayo pergunta sobre o nosso livroAntonio Pelayo pergunta sobre o nosso livro

O caminho sinodal, uma caixa de Pandora: 100 perguntas e 100 respostas, de autoria de Julio Loredo e José Antonio Ureta, vai fazendo seu curso. A versão original em italiano já foi traduzida para outros seis idiomas incluindo o português.

Em seu regresso da viagem à Mongólia um jornalista pergunta ao Papa Francisco sobre nosso livro:

Santo Padre, o senhor acaba de falar do Sínodo e todos concordamos consigo que este Sínodo suscita grande curiosidade e interesse. Infelizmente, também suscita muitas críticas por parte dos círculos católicos. Quero referir-me a um livro com prefácio do Cardeal Burke que diz que o Sínodo é a caixa de Pandora da qual surgirão todas as calamidades para a Igreja. O que você acha dessa posição? Você acha que isso será superado pela realidade ou que condicionará o Sínodo?
Antonio Pelayo (Vida Nova)

A resposta de Francisco não entra no mérito do livro. Estamos aguardando … 

O Bispo de Tyler (Texas), Dom Joseph E. Strickland, em recente Pastoral reafirma a doutrina da Santa Igreja de que o sacerdócio foi instituído somente para homens. Lembra a doutrina consagrada de que Nosso Senhor fundou uma única Igreja para perpetuar os benefícios da Redenção.

Discute também o tema do “sacerdócio” feminino e “diaconisas”.

Outro tema que quero discutir, porque supostamente será um tema de discussão no próximo Sínodo sobre a Sinodalidade, é a estrutura da Igreja divinamente instituída, no que se refere à ordenação de mulheres. Como nos diz a Sagrada Escritura, Cristo ordenou apóstolos apenas aos homens. A Sagrada Tradição e o Magistério Ordinário da Igreja têm afirmado ao longo dos tempos que a Igreja não tem qualquer autoridade para ordenar mulheres ao sacerdócio. Isto não pode ser mudado porque Cristo instituiu um sacerdócio masculino para se imaginar como o noivo e a Igreja como Sua noiva.

Repete declaração da Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis: “Declaro que a Igreja não tem autoridade alguma para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres e que este julgamento deve ser definitivamente sustentado por todos os fiéis da Igreja”. (SS João Paulo II).

* * *

A Esposa de Cristo, a Jerusalém Celeste triunfará dessa crise tremenda como já venceu “outros ventos” e “enfrentou outras tempestades”. Tende confiança, Eu venci o mundo, afirmou Nosso Senhor.

Rezemos ardentemente pelo cumprimento pleno das profecias de Fátima: Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!

Fonte: Life site news

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados