Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O Papa Pio XII condenou a colaboração com o comunismo


A sucessão de Romanos Pontífices que condenaram o comunismo, — seita filosófica, ateia, materialista, hegeliana — constitui uma luminosa coorte de documentos que mostrou, mais uma vez, a vigilância da Santa Igreja em proteger o rebanho contra os lobos vermelhos.

Condenação da colaboração católico-comunista pelo Papa Pio XII — A.A.S., voL XLI, pág. 334.

Nefasta doutrina que subverte a sociedade humana

Em 1846, dois anos antes do malfado Manifesto comunista de Marx, apontando erros de sua época, a rejeição da “própria luz da razão natural”, a “vergonhosa conspiração contra o sagrado celibato dos clérigos”, a perversão no ensino de falsas filosofias, “com a qual se corrompe o jovem incauto”, diz Pio IX:

“Neste ponto, a nefasta doutrina do comunismo, como se costuma dizer, mais avessa à própria lei natural; uma vez admitida, os direitos de todos, das coisas, das propriedades, até mesmo da própria sociedade humana, seriam perturbados de baixo para cima.” https://ipco.org.br/os-papas-condenaram-o-socialismo-e-o-comunismo-i/

Cinco Encíclicas de Pio XI condenam a seita vermelha

“Nós também no decurso do Nosso Pontificado, com insistente solicitude fomos várias vezes denunciando as correntes desta impiedade que víamos crescendo e rugindo cada vez mais ameaçadoras. Efetivamente, quando em 1924 voltava da Rússia a Nossa missão de socorro, numa alocução especial dirigida ao universo católico (18 de dezembro de 1924: A.A.S., vol. XVI (1924), págs. 494-495), condenamos os erros e processos dos comunistas. E pelas Encíclicas Miserentissimus Redemptor (8 de maio de 1928: A.A.S., vol. XX (1928), págs. 165-178), Quadragesimo anno (15 de maio de 1931: A.A.S., vol. XXIII (1931), págs. 177-228), Caritate Christi (3 de maio de 1932: A.A.S., vol. XXIV (1932), págs. 177-194), Acerba animi (29 de setembro de 1932: A.A.S., vol. XXIV (1932), págs. 321-332), Dilectissima Nobis (3 de junho de 1933: A.A.S., vol. XXV (1933), págs. 261-274), levantamos a voz em solenes protestos contra as perseguições desencadeadas contra o nome cristão, tanto na Rússia, como no México, como finalmente na Espanha.” https://ipco.org.br/papa-pio-xi-condenou-o-comunismo-intrinsecamente-perverso-iii/

Socialismo, comunismo querem destruir os alicerces da sociedade civil

Papa Leão XIII

“Vós compreendereis facilmente que Nos referimos a essa seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros, se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as sagradas letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud 8).”

Leão XIII deixa claro, é uma “seita de homens” cujo objetivo é “destruir os alicerces da sociedade civil.”

https://ipco.org.br/papa-leao-xiii-condenou-o-socialismo-e-o-comunismo-ii/

Papa Pio XII lança excomunhão aos católicos que promovem o comunismo

Recordamos que “a Suprema Sagrada Congregação do Santo Ofício, por mandato e com a autoridade do Sumo Pontífice Pio XII, promulgou um decreto no dia 1o. de julho de 1949, no qual proscreve categoricamente o comunismo e toda colaboração com ele. (A.A.S., voL XLI, pág. 334).

I – É lícito aos católicos dar seu nome e prestar sua ajuda aos partidos comunistas?

Resposta: Não é lícito, o comunismo é materialista e anticristão; com efeito, os chefes comunistas, inclusive quando dizem por palavras que não combatem a religião, na realidade, contudo, tanto pela doutrina como pela ação, mostram-se inimigos de Deus, da verdadeira Religião e da Igreja de Cristo,

II – É lícito editar, difundir ou ler livros, revistas, jornais e folhetos que defendem a doutrina ou atividades comunistas, ou neles escrever?

Resposta: Não é lícito; está proibido ipso jure (cânon 1399 do Código de Direito Canônico).

III – Os fiéis que, consciente e livremente, tenham incorrido nos atos de que tratam os números I e II, podem ser admitidos aos Sacramentos?

Resposta: Não podem ser admitidos, em conformidade com o princípio geral de que se deve negar os Sacramentos àqueles que não estão nas devidas disposições para recebê-los.

lV – Os fiéis que professam a doutrina materialista e anticristã dos comunistas e principalmente aqueles que a defendem e divulgam, incorrem, ipso facto, na excomunhão reservada de modo especial à Sé Apostólica, como apóstatas da Fé católica?

Resposta: Sim, incorrem.

(A.A.S., voL XLI, pág. 334. – Colocamos cada resposta logo em seguida à respectiva pergunta para maior facilidade de compreensão).

***

Sobre a infiltração comunista nos meios católicos brasileiros leia-se A IGREJA ANTE A ESCALADA DA AMEAÇA COMUNISTA de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Baixe o pdf gratuitamente https://pliniocorreadeoliveira.info/Escalada_ameaca_comunista_Apelos_bispos_silenciosos.pdf

O Brasil é a maior Nação católica da Terra. Uma compreensão do ensinamento dos Papas a respeito dos erros do comunismo — intrinsecamente perverso, segundo o Papa Pio XI — blindaria para sempre o Brasil de cair nas redes da Seita Vermelha. A pregação de sacerdotes e bispos de esquerda em nada alteram as condenações dos Romanos Pontífices.

Nossa Senhora Aparecida livre o Brasil das garras do dragão comunista.

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentário em alta

Invalid Date

Comentários

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados