Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O Sínodo da contradição: Governo, não; políticos de esquerda, sim


Infelizmente, para nós católicos, mais uma vez, uma contradição na política seguida pelo Cardeal Hummes, Relator do Sínodo da Amazônia, em relação ao governo brasileiro.

Informa UOL, 4 de outubro que enquanto “o papa Francisco vetou a presença de políticos com mandato e militares” no Sínodo, em Roma, ao mesmo tempo, a “Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), entidade presidida pelo cardeal Hummes, convidou deputados de partidos como PT, PSB e Rede Sustentabilidade. A ideia é que participem das atividades da tenda Casa Comum, espaço aberto e coletivo, conexo ao sínodo, organizado por Repam, Cáritas, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Movimento Católico Global pelo Clima”. (1)

Já havia causado surpresa a presença de D. Cláudio Hummes em evento de esquerda no TUCA. Comenta o site FratresInUnum.com, 4 de setembro: “Ao lado de dezenas de políticos esquerdistas, pousa ninguém menos que o arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal Dom Cláudio Hummes, relator do Sínodo Pan-amazônico, a ser realizado dentro de um mês, em Roma”.

“Numa entrevista anterior ao próprio Estadão, Dom Cláudio, falando sobre as polêmicas entre o Sínodo da Amazônia e o governo, disse que: “Foi na campanha eleitoral que começou tudo isso. O governo, que se diz de direita, considera a Igreja de esquerda. Mas a Igreja não é partido político. Não é de esquerda. Não aceita essa qualificação, essa etiqueta. A Igreja é para todos””. https://fratresinunum.com/2019/09/04/cai-a-mascara-do-isentismo-dom-claudio-hummes-em-evento-contra-o-governo-bolsonaro/)

Sem dúvida, a Igreja não é de esquerda, mas D. Cláudio Hummes se alinha, mais uma vez, à esquerda.

Cabe aqui uma observação. D. Cláudio Hummes foi um propulsor de Lula nas greves do ABC (anos 80), o que está amplamente registrado nos meios de comunicação.

               Colaboração entre a Igreja e o Estado é necessária

A decisão do Vaticano de excluir políticos com mandato, as declarações de D. Hummes recusando uma colaboração com o governo e ao mesmo tempo convidando políticos de esquerda, são erros do ponto de vista doutrinário e prático.

Recorda o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: “Por certo é à Igreja que pertencem os meios próprios para promover a salvação das almas. Mas a sociedade e o Estado têm meios instrumentais para o mesmo fim, isto é, meios que, movidos por um agente mais alto, produzem efeito superior a si mesmos”. https://pliniocorreadeoliveira.info/RCR.pdf

“O Estado deve, por meio de sua ação legislativa, executiva e judiciária, organizar-se a si próprio, e organizar a família, o ensino, o trabalho, e a propriedade, conforme a doutrina social católica.”  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG%20400811_ASRELACOESENTREAIGREJAEOESTADO.htm

Estamos nessa situação paradoxal: por que razão o Vaticano recusa uma ação conjunta com o Governo Federal e ao mesmo tempo D. Hummes convida políticos de esquerda?

Os católicos não se sentem reconhecidos nos bispos de esquerda 

Como poderá a reação conservadora — que se levantou contra a ditadura petista (apoiada abertamente pela CNBB) que almeja para o Brasil o fortalecimento dos Valores Morais, que anseia pela abolição de tantas leis e decretos petistas favoráveis ao aborto, ideologia de gênero – apoiar a atitude de Bispos, de D. Hummes, das contradições do Sínodo Pan-Amazônico?

Nossa mídia gosta de afirmar que há um confronto, a propósito do Sinodo Pan-Amazônico, entre o governo e a Igreja. O confronto é entre bispos de esquerda e o governo.

A Igreja, por sua doutrina, condena o socialismo, o comunismo. A Igreja, na voz dos Papas defende a propriedade privada, defende a evangelização de todos os povos.

Saibamos, nós católicos, distinguir onde está a voz dos verdadeiros Pastores.

(1) https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/10/04/sinodo-oposicao-deve-ir-a-roma-cardeal-ve-crise-superada.htm

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados