Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Olhos e coração de águia num corpo de passarinho


Neste mês celebramos o sesquicentenário do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Alençon (Normandia), no dia 2 de janeiro de 1873. Em homenagem a essa veneradíssima santa carmelita, transcrevemos um dos numerosos comentários de Plinio Corrêa de Oliveira, seu grande devoto e apóstolo.

Santa Teresinha dizia que ela tinha os olhos e o coração de uma águia e o corpo de um passarinho. Ou seja, com a mente ela entrevia as maiores coisas e as amava com o coração de uma águia. Mas o corpo era pequeno e as possibilidades de pôr em prática as mortificações extraordinárias eram também pequenas.

“Possibilidades pequenas”, porque ela era uma alma chamada a santificar-se apenas realizando aquilo que é a essência da santidade, mas realizando de modo admirável, com uma elevação de espírito sem par, com alta concepção das coisas ideais, nobres, celestes e divinas. Isso de um modo único, com um amor enorme.

Santa Teresinha prometeu que após seu falecimento derramaria uma chuva de rosas. Essa promessa é motivo para pedirmos para cada um de nós uma rosa. As rosas, evidentemente, eram graças que ela prometia. São as rosas da vida espiritual.

Podemos pedir a ela a disposição de alma super-excelente que ela teve, pela qual tinha o espírito tão elevado, tão voltado para as coisas celestes, tão desapegado das coisas da Terra, que isso foi o que deu valor enorme às pequenas ações de uma pessoa que continuamente se oferecia a Deus como vítima expiatória.

Devemos aproveitar para suplicar também a Nossa Senhora uma rosa. De maneira que podemos pedir a Santa Teresinha para praticarmos essa elevação para as coisas celestes dentro da escravidão a Nossa Senhora, como ensina São Luís Maria Grignion de Montfort.

___________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 3 de outubro de 1966. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 865, janeiro/2023

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados