Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Os Santos Reis: ouro, incenso, mirra e o Brasil

A mensagem da mirra nos Reis Magos enfatiza a importância de confrontar o mal com determinação. O Brasil precisa desse princípio de contradição para sua renovação moral.

Por Nuno Alvares

2 minhá 10 meses — Atualizado em: 1/6/2024, 8:31:01 PM


Os Santos Reis: ouro, incenso, mirra e o Brasil

A esquerda, Adoração dos Magos por Velázquez. A direita, o Cristo Redentor

Transcrevemos trechos de um artigo do Prof. Plinio sobre o significado simbólico da mirra e sua aplicação aos brasileiros. Convidamos nossos leitores a se deterem nessa leitura; verão quão verdadeiras são as considerações sobre nossas qualidades e nossos defeitos; devemos pedir aos Santos Reis Magos para que a mirra nos purifique pelos rogos de Maria e São José.

* * *

Os Reis Magos, ouro, incenso e mirra

“O Evangelho conta que os Reis Magos levaram ao presépio não só ouro e incenso, mas também mirra.

“Há verdades que aos homens impressionam como o ouro. Há outras que lhes são suaves e perfumadas como o incenso.

“Quanto à mirra, é mais modesta. A raiz etimológica dessa palavra se relaciona com o vocábulo “mur”, que em árabe quer dizer “amargo”. Os especialistas descrevem a mirra como uma resina gomosa, em forma de lágrima, dotada de gosto amargo, aromática, vermelha, semi transparente, frágil e brilhante. Seu odor é agradável, mas um pouco penetrante. Como se vê, tem ela a beleza discreta, austera, forte, do sangue. E seu perfume é o da disciplina e da sobriedade.

“Diríamos que no campo ideológico a grande verdade representada pela mirra é o princípio de contradição, pelo qual o sim é sim e o não é não.

“Todas as outras (verdades) são ouro e incenso, mas só valem se apreciadas num ambiente perfumado pela mirra. E é desta mirra que larga, muito, muito largamente necessita o Brasil.

“Somos um povo que tem o defeito de suas qualidades. Propensos habitualmente a tudo que é bom, infelizmente não somos ao mesmo tempo infensos a tudo quanto é mau.

"Quando se trata, para nós, de deduzir do amor à verdade e ao bem uma atitude militante contra o erro e o mal, o caso é outro. E no fundo isto se dá porque o princípio de contradição é antipático à pacateza brasileira.

“Mas estudemos este assunto no terreno da moral. Trata-se de analisar esta tendência psicológica, para ver se é conforme à Lei de Deus. E não é com meros sorrisos, mas com muita seriedade que se resolvem os problemas morais.

“Aquele que veio ao mundo para pregar as Bem-aventuranças, nos deixou por preceito que fossemos fiéis ao princípio de contradição: “seja vossa linguagem sim, sim; não, não” ( Mt. 5, 37 ). E se tal deve ser nossa linguagem, tal deve ser nosso pensamento.” [1]

* * *

Quanto precisamos, nós brasileiros, de nos purificarmos de nossos defeitos. Seja a sua linguagem sim, sim; não, não. Nesse limiar de 2024 ofereçamos ao Menino Jesus as nossas preces para que apresse a renovação do Brasil.

Os Santos Reis Magos nos ajudem a oferecer a Nosso Senhor o ouro, o incenso e a mirra que purifica nossos defeitos. É o que imploramos ao Menino Jesus na manjedoura por meio de Maria e São José.

Notas

  1. Apparuit benignitas et humanitas salvatoris nostri Dei

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!