Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
A mensagem da mirra nos Reis Magos enfatiza a importância de confrontar o mal com determinação. O Brasil precisa desse princípio de contradição para sua renovação moral.
2 min — há 10 meses — Atualizado em: 1/6/2024, 8:31:01 PM
A esquerda, Adoração dos Magos por Velázquez. A direita, o Cristo Redentor
Transcrevemos trechos de um artigo do Prof. Plinio sobre o significado simbólico da mirra e sua aplicação aos brasileiros. Convidamos nossos leitores a se deterem nessa leitura; verão quão verdadeiras são as considerações sobre nossas qualidades e nossos defeitos; devemos pedir aos Santos Reis Magos para que a mirra nos purifique pelos rogos de Maria e São José.
* * *
“O Evangelho conta que os Reis Magos levaram ao presépio não só ouro e incenso, mas também mirra.
“Há verdades que aos homens impressionam como o ouro. Há outras que lhes são suaves e perfumadas como o incenso.
“Quanto à mirra, é mais modesta. A raiz etimológica dessa palavra se relaciona com o vocábulo “mur”, que em árabe quer dizer “amargo”. Os especialistas descrevem a mirra como uma resina gomosa, em forma de lágrima, dotada de gosto amargo, aromática, vermelha, semi transparente, frágil e brilhante. Seu odor é agradável, mas um pouco penetrante. Como se vê, tem ela a beleza discreta, austera, forte, do sangue. E seu perfume é o da disciplina e da sobriedade.
“Diríamos que no campo ideológico a grande verdade representada pela mirra é o princípio de contradição, pelo qual o sim é sim e o não é não.
“Todas as outras (verdades) são ouro e incenso, mas só valem se apreciadas num ambiente perfumado pela mirra. E é desta mirra que larga, muito, muito largamente necessita o Brasil.
“Somos um povo que tem o defeito de suas qualidades. Propensos habitualmente a tudo que é bom, infelizmente não somos ao mesmo tempo infensos a tudo quanto é mau.
"Quando se trata, para nós, de deduzir do amor à verdade e ao bem uma atitude militante contra o erro e o mal, o caso é outro. E no fundo isto se dá porque o princípio de contradição é antipático à pacateza brasileira.
“Mas estudemos este assunto no terreno da moral. Trata-se de analisar esta tendência psicológica, para ver se é conforme à Lei de Deus. E não é com meros sorrisos, mas com muita seriedade que se resolvem os problemas morais.
“Aquele que veio ao mundo para pregar as Bem-aventuranças, nos deixou por preceito que fossemos fiéis ao princípio de contradição: “seja vossa linguagem sim, sim; não, não” ( Mt. 5, 37 ). E se tal deve ser nossa linguagem, tal deve ser nosso pensamento.” [1]
* * *
Quanto precisamos, nós brasileiros, de nos purificarmos de nossos defeitos. Seja a sua linguagem sim, sim; não, não. Nesse limiar de 2024 ofereçamos ao Menino Jesus as nossas preces para que apresse a renovação do Brasil.
Os Santos Reis Magos nos ajudem a oferecer a Nosso Senhor o ouro, o incenso e a mirra que purifica nossos defeitos. É o que imploramos ao Menino Jesus na manjedoura por meio de Maria e São José.
Seja o primeiro a comentar!