Há 30 anos de seu falecimento, relembrando-o primordialmente enquanto o Contra-Revolucionário por excelência
Fonte: Editorial da Revista Catolicismo, Nº 898, Outubro/2025
Catolicismo teve a honra de ser o primeiro órgão a estampar, em sua edição de abril de 1959, o magistral ensaio Revolução e Contra-Revolução, de Plinio Corrêa de Oliveira, posteriormente publicado em formato de livro em português e diversas línguas.
Na edição deste mês, no trigésimo aniversário de falecimento do saudoso autor, poderíamos evocá-lo a diversos títulos. Por exemplo, enquanto alma propulsora de Catolicismo, fundador da TFP brasileira, escritor, intelectual, orador; ou ainda enquanto Cruzado do Século XX ou Profeta do Reino de Maria, títulos de duas obras do professor universitário e historiador italiano Roberto de Mattei. Mas, para o número deste mês, preferimos tratar dele primordialmente enquanto o contra-revolucionário arquetípico.
Nele tudo era impregnado pela luta contra a Revolução satânica, gnóstica e igualitária. Seu amor a Deus era contra-revolucionário, como o eram sua devoção a Nossa Senhora, suas orações, sua ação, seus pensamentos, suas palavras, seus escritos, sua cosmovisão. Em todos os aspectos de sua vida percebia-se a luta contra-revolucionária, e sob esse ponto de vista seus inimigos o consideravam e o temiam — alguns deles até o admiravam, apesar de adversários…
Essa característica primordial ele a incutiu na TFP, que fundou em 1960, e nas demais TFPs e movimentos análogos existentes em todos os continentes. Três décadas depois de seu falecimento, seus discípulos seguem seus passos na mesma luta contra a Revolução. Não apenas eles, mas todos aqueles que o têm como polo de pensamento. Ou seja, os que combatem o plano revolucionário de demolir os restos da civilização cristã e implantar em seu lugar uma civilização anárquica, rebelada, diabólica.
Assim, para expor sobre a personalidade contra-revolucionária de Plinio Corrêa de Oliveira, pedimos um artigo ao nosso colaborador nos Estados Unidos, Sr. John Horvat, vice-presidente da TFP norte-americana e autor do best-seller Return to Order (Retorno à Ordem).
Como veremos em sua matéria, o triunfo sobre a satânica Revolução dar-se-á com a vitória de Nossa Senhora sobre os revolucionários, com a implantação do Reinado d’Aquela que “esmagará a cabeça da serpente infernal” (Cf. Gn 3, 15). Este foi o objetivo do Prof. Plinio, este é o nosso objetivo! Esta é a missão que ele nos confiou, a qual, com as bênçãos de Deus e de Sua Santíssima Mãe, desejamos cumprir plenamente!