Três décadas se passaram desde aquele 3 de outubro de 1995 em que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira entregou sua alma a Deus.
Muitos daqueles que o conheceram, que foram por ele formados na escola espiritual do católico contrarrevolucionário, dão continuidade a seu pensamento e sua escola de ação no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.
Conheci o Dr Plinio pessoalmente. Interessei-me pelo estudo dos seus escritos, das suas conferências, da sua escola de ação. Sem dúvida, seu livro Revolução e Contrarrevolução, publicado em 1959, foi o catalizador de jovens nas Américas, na Europa e outros continentes os quais encontraram nessa obra o farol que procuravam: a chave para entender o grande processo de descristianização do Ocidente e de outro lado os meios pelos quais se dará a derrota da Revolução e implantação no Reinado Social de Nosso Senhor.
“Norte” para os conservadores militantes
30 anos depois … o livro continua a ser no “norte” de todos aqueles que desejam a vitória da Santa Igreja e a restauração da Civilização Católica. As edições do livro continuam, o interesse dos jovens ganhou nova força em face da IV Revolução, da Revolução Cultural: qual o modelo a opor à Revolução Woke? Jovem, aqui está um conselho: leia Revolução e Contrarrevolução.
Ensina o profeta Daniel: “Aqueles que tiverem sido doutos, resplandecerão como a luz do firmamento ; e os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça, brilharão como as estrelas por toda a eternidade. (Dan 12-3)” É perfeitamente legítimo, constatando a obra do Prof. Plinio, que também à ele se aplicam as palavras de Daniel.
Recusa da taça do prestigio mundano
Dr. Plinio recusou a taça da vanglória. Não é hora de historiar esse aspecto de sua vida. Cito apenas um ponto: deputado constituinte em 1933-34, aos 24 anos o mais votado do Brasil, havia tido a sua esmagadora votação devido à Liga Eleitoral Católica. Ora, segundo testemunhou Oswaldo Aranha foi a ação da LEC que impediu a Constituinte de esquerdizar o Brasil.
E o que se passou depois? A LEC foi guilhotinada de dentro para fora, ou seja, pela decisão da autoridade eclesiástica. Fica o enigma para os historiadores explicarem e voltemos a nosso ponto. Dr Plinio foi insistentemente procurado pelos dois grandes partidos políticos de São Paulo que lhe garantiam uma cadeira de deputado nas eleições de 1935. Ele não aceitou: sou deputado católico, eu não me candidato por esses partidos que fizeram concessões ao liberalismo, ao positivismo.
Mais de mil livros publicados por autores diversos, em vários países atestam a atuação do Dr. Plinio como católico contrarrevolucionário. Autores de esquerda, progressistas inclusive, reconhecem a importância desse papel. Continua a incógnita: porque um ou outro movimento de direita procura ignorar a ação que o Dr Plinio teve como lider católico no Brasil do século XX? Precisava aparecer um historiador italiano, Roberto de Mattei, para escrever documentada biografia com o título: O CRUZADO DO SÉCULO XX.
E continuam em nossos dias as defesas de teses, doutorados etc, que tratam da ação de Dr. Plinio ou da TFP. Claro, mencionam também o Instituto como verdadeiro continuador dessa Contrarrevolução.
Tudo por Maria
A Nossa Senhora, a quem o Dr. Plinio se consagrou aos 20 anos, segundo o método de São Luis Grignion, nossa ação de graças ontem, hoje e para todo o sempre.
Conclusão do livro Revolução e Contra-Revolução:
“A primeira, a grande, a eterna revolucionária, inspiradora e fautora suprema desta Revolução, como das que a precederam e lhe sucederem, é a Serpente, cuja cabeça foi esmagada pela Virgem Imaculada. Maria é, pois, a Padroeira de quantos lutam contra a Revolução.
“A mediação universal e onipotente da Mãe de Deus é a maior razão de esperança dos contra- revolucionários. E em Fátima Ela já lhes deu a certeza da vitória, quando anunciou que, ainda mesmo depois de um eventual surto do comunismo no mundo inteiro, “por fim seu Imaculado Coração triunfará”.
“Aceite a Virgem, pois, esta homenagem filial, tributo de amor e expressão de confiança absoluta em seu triunfo.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR01.pdf