Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Por quê a esquerda teme a reação conservadora? Escola sem Partido e propriedade privada


As gigantescas manifestações de 26 de maio, presentes em centenas de cidades brasileiras mostraram, mais uma vez, como a reação conservadora está vigilante, ativa e atuante.

Sem apoio da mídia, sem a liderança de políticos, mais uma vez, milhões saem às ruas do Brasil. São reações de capilaridades em defesa do quê?

As fotos abaixo são uma amostragem eloquente de que a militância conservadora deu um BASTA às esquerdas brasileiras. E um BASTA à doutrinação de esquerda nas  Escolas.

Uma mãe de família, do Rio de Janeiro, postou em seu facebook como conseguiu reverter a avaliação (tendenciosa) do professor, fazendo com que sua filha obtivesse a nota justa e recuperasse o ponto perdido. (*)

 

Uma questão posta pelo professor, na velha escola da luta de classes, tão a gosto dos petistas.

E ainda dizem que o ensino é livre e independente.

 

Uma resposta de bom senso, com argumentos lógicos, de uma aluna que não segue a cartilha marxista:

 

 

 

 

 

 

 

Reação do professor alinhado à esquerda: reprovou a resposta e pontuou negativamente à aluna.

* * *

      O que a esquerda mais teme são essas reações conservadoras, anticomunistas, de alunos, famílias que não mais aceitam a doutrinação marxista da luta de classes nas escolas. E a midia de esquerda trombeteia que o professor não tem mais a liberdade de expor (suas ideias petistas). A fim de ajudar esses pais e alunos transcrevemos abaixo a doutrina católica sobre a propriedade exposta  pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

         “A propriedade privada é – como a família – uma instituição de direito natural. Disse-o muito bem Leão XIII. Mas, é evidente, ele não foi o único que disse – se bem que disse com uma clareza e com uma maestria de exposição admirável -, mas todos os Papas disseram sempre, e este foi sempre o ensinamento da Igreja”.

Qual é a origem da propriedade privada? O que é em sua essência a propriedade privada?

         “A propriedade privada é um princípio moral. É uma instituição que deflui de um princípio moral. E este princípio moral está diretamente ligado ao homem, à natureza humana.

Qual é este princípio moral e como se o demonstra?

          “Há um princípio que está em toda a natureza e que se relaciona com todos os seres vivos. É o princípio da correlação entre as necessidades de um ser vivo e os meios que tem para satisfazer suas necessidades.

         “Tome-se, por exemplo, um pássaro. Um pássaro é leve, por isto pode voar. E quando voa, foge dos seus inimigos; um pássaro tem fome, ele tem o bico com que ele pega os alimentos e se nutre, etc., etc.; tem frio, mas ele tem suas penas para que proteja seu organismo contra o frio. Há uma correlação natural, em todo ser vivo, entre sua própria anatomia e fisiologia, e suas próprias necessidades.

         “Esta correlação existe também no homem. O homem é um ser dotado de inteligência e de vontade. E que, portanto, de algum modo “infinitamente” superior aos animais, não tem só os instintos, porém sabe ele mesmo o que lhe convém. E tem uma vontade que lhe impulsiona a fazer o que lhe convém. Então é natural que o homem aplique sua própria inteligência e sua própria vontade para – pelo o emprego desses recursos e de seu corpo que está a serviço de sua inteligência e de sua vontade – satisfazer as suas necessidades pessoais.

         “A razão pela qual o homem tem direito – porque nos animais não se pode falar de direitos, porém entre os homens se deve falar de direitos – o homem tem o direito de satisfazer suas necessidades com seu corpo, com sua inteligência, com sua vontade, está no próprio fato de que a ele lhe pertence sua inteligência, a ele lhe pertence sua vontade e seu corpo. E portanto tem o direito de utilizar isto para satisfazer suas necessidades individuais. É que o homem é livre por natureza.” 1

1 https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_641106_buenos_aires.htm

(*) Fonte dos quadros  http://rota2014.blogspot.com/2019/05/menina-defende-capitalismo-em-questao.html

 

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados