Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Presidente da Irlanda promulga lei que autoriza o aborto

Por ACI/EWTN Noticias

1 minhá 11 anos — Atualizado em: 10/9/2018, 9:40:14 PM


Michael D. Higgins, presidente da Irlanda
Michael D. Higgins, presidente da Irlanda

DUBLIN (ACI/EWTN Noticias) – O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, assinou nesta terça-feira a reforma da lei do aborto, em base a qual as autoridades permitem esta prática quando a vida da mãe corra perigo, dentro do que se inclui também a possibilidade de suicídio.

Higgins recebeu na quarta-feira da semana passada o texto que aprovou o Parlamento e não devia pronunciar-se de forma obrigatória até na quarta-feira a meia-noite. O presidente se reuniu na segunda-feira com o Conselho de Estado para esclarecer suas últimas dúvidas sobre a lei, que poderia ter terminado em mãos do Tribunal Supremo.

Finalmente Higgins estampou nesta terça-feira a sua rubrica na denominada Lei de Proteção da Vida durante a Gravidez, conforme informa o jornal ‘The Irish Times’.

As leis da Irlanda, país de profundas raízes católicas, já contemplavam o aborto em caso de risco para a mãe.

Para realizar o aborto, é necessário somente que dois médicos certifiquem o risco “real” para a saúde da mãe, embora em caso de emergência, a decisão possa ser tomada por apenas um médico facultativo. Em caso de que se alegue risco de suicídio, três peritos analisarão o estado da grávida.

Os grupos abortistas criticaram que esta nova lei não contemple esta prática em caso de violência sexual ou má formação do feto, enquanto que as organizações pró-vida prometeram recorrer aos tribunais uma lei que consideram “injusta”.

Detalhes do artigo

Autor

ACI/EWTN Noticias

ACI/EWTN Noticias

16 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados