Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Resgatando o Brasil para Maria: Dia Nacional do Rosário

O mês de outubro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, ganha novo realce com a aprovação pela Câmara Federal, em Brasilia do Dia Nacional do Rosário.


Resgatando o Brasil para Maria: Dia Nacional do Rosário

A autora do projeto Simone Marqueto e o relator Luiz Gastão comemoram o triunfo do Rosário

Índice

  1. Uma prática secular se amplia

O projeto de Lei 4943/23, de autoria da Deputada Simone Marquetto cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário. A proposta será enviada ao Senado, comenta ACIDITAL.

Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso país e iremos resgatar nossa fé.
Deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora do projeto
[o rosário] é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil. [...] por séculos, [o rosário] tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade.
Deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator do projeto

Uma prática secular se amplia

É a São Domingos que se deve o Rosário como hoje o possuímos, bem como a propagação de devoção tão salutar. Foi o fundador dos Pregadores que aos Padre-Nossos e Ave-Marias, junto a meditação sobre as alegrias, dores e triunfos da Virgem Mãe nos deu o Santo Rosário.

No século XIII os albigenses infestavam todo o norte da Itália e sul da França, afastando os fiéis da Igreja e colocando-os no caminho da perdição. Em vão pregou São Domingos contra os erros da heresia. Um dia em que orava angustiado à Virgem Mãe de Deus lhe viesse em auxílio na sua campanha pela Igreja e pelas almas, Maria Santíssima apareceu-lhe e ordenou-lhe que propagasse o Santo Rosário, como arma singular contra erros e vícios. E, realmente, a reza do SS. Rosário atraiu os fiéis às meditações dos mistérios da vida de Jesus Cristo e de Maria Santíssima, rezados pelos albigenses, meditação eficaz, pois seguiu-se-lhe um reflorescimento da Fé e melhoria dos costumes. Tornou-se então o Rosário a devoção popular, o ABC da salvação para os iletrados, o compendio prodigioso dos SS. Evangelhos e da vida católica para todos os fiéis.
Nosso representante, Sr Nelson Barreto, com a deputada Simone Marqueto na solenidade que homenagia a Generalissima do Exército Brasileiro, Nossa Senhora AparecidaNosso representante, Sr Nelson Barreto, com a deputada Simone Marqueto na solenidade que homenagia a Generalissima do Exército Brasileiro, Nossa Senhora Aparecida

Resgatando o Brasil para Maria

Importa, pois, muitíssimo ao fiel honrar a Maria Santíssima com devoção terna, filial, sólida, utilizando os meios que melhor contribuam para manter em sua alma os sentimentos de amor verdadeiro e veneração profunda à Santa Mãe de Deus. 

A História registra que depois da vitória de São Domingos (pregando o Rosário) sobre os albigenses, a Santa Igreja sempre recorreu a esta arma poderosíssima contra todos os seus inimigos. Além da vitória de Muret contra os albigenses (1213), protegeu o Santo Rosário as armas católicas contra os turcos em Lepanto (7 de outubro de 1571), em Viena (1683), em Ceuta (1697) e em outros pontos.

A iniciativa da Deputada Simone Marquetto, a ação do relator deputaddo Luiz Gastão levaram a bom termo esse projeto de Lei instituindo o Dia Nacional do Rosário, a ser comemorado no 7 de outubro.

Aos católicos brasileiros cabe agora exercer seu direito — como eleitor — de pressionar os senhores senadores para a aprovação desse projeto. Vamos resgatar o Brasil para Maria Santíssima.

A recristianização da Terra de Santa Cruz, passa por Aparecida.

Mãos à obra, católicos brasileiros. Parabéns à deputada Simone Marquetto e ao Relator Luiz Gastão.

Links

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados