Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

SÃO CLEMENTE MARIA HOFBAUER


Neste mêsse comemora o bicentenário desse grande santo, falecido em 15 de março de 1820e considerado “coluna da Igreja”, razão pela qual foi muito perseguido peloclero progressista de sua época.

*
  • Plinio Maria Solimeo

No dia 26 de dezembro de 1751 nascia em Tasswitz, na Morávia (entãopertencente ao Império Austríaco), São Clemente Hofbauer. A riqueza de seus pais— os camponeses Pedro Paulo e Maria Steer — consistia em ser uma grande famíliacom muita fé em Deus. Quinto dos 12 filhos do casal, Clemente perdeu seu paiaos seis anos de idade. Diante de um Crucifixo, sua mãe então lhe disse: “De agora em diante, este será teu únicopai; procura seguir seus passos e levar uma vida conforme sua vontadesantíssima”.

Deus o dotara de um coração extraordinariamente propenso ao bem, reto esincero. Tinha um amor entranhado ao Sacramento da Eucaristia e à SantíssimaVirgem, sendo o Rosário sua oração predileta. Completou o curso primário naescola local, enquanto ajudava a mãe no campo. Embora sentisse verdadeiravocação para o sacerdócio, a pobreza da mãe não permitiu que continuasse osestudos.

Dificuldades para a ordenação sacerdotal

         Até ordenar-se sacerdotesua vida foi como a dos “rios chineses”, que normalmente só chegam ao mardepois de darem muitas voltas. Aos catorze anos tornou-se aprendiz de padeiro.Depois disso, sempre à espera de uma oportunidade para estudar, foi encarregadodo refeitório dos padres premonstratenses de Bruck, onde concluiu o cursoginasial. Tornou-se eremita perto de Mulfrauen, voltando depois à profissão depadeiro, para retornar à vida eremítica, desta vez em Tivoli (Itália). Aos 32anos, quando parecia que seu sonho nunca mais se realizaria, benfeitoraspagaram o seus estudos na Universidade de Viena. Mas como as leis anticatólicasdo Imperador José II, “déspota esclarecido”, criavam obstáculo à sua ordenaçãona Áustria, voltou para a Itália, onde ingressou na recém-fundada Congregaçãodo Santíssimo Redentor (redentoristas), nela recebendo a ordenação sacerdotalem 1786.

Na Polônia, corrupção e decadência religiosa

Nas horas de dificuldade ele se dirigia à igreja e batia na porta do sacrário, dizendo: “Senhor, agora é tempo de nos socorrer”. Depois desse ato de confiança, geralmente vinha o auxílio desejado.

São Clemente deveria introduzir a Ordem Redentorista nos países delíngua alemã, entretanto não podia exercer seu apostolado na Áustria, pois oimperador José II, instigado por alguns ministros, baixara vários decretos emdetrimento da Igreja Católica: suprimiu conventos, perseguiu religiosos eimpediu o exercício livre do culto divino. Por isso, a pedido do NúncioApostólico em Varsóvia, ele foi para a Polônia.

A situação social e religiosa desse país, afligido por contínuasguerras, era desastrosa. Abalada a fé, os costumes estavam dissolutos e apobreza reinava. O santo escreveu nessa ocasião: “Escândalos e vícios atingiram seu auge, sendo difícil encontrar ocaminho mais seguro e o modo mais eficaz de melhorar a situação. Desde o cleroaté o mais miserável mendigo, tudo se encontra corrompido. Temo muito que Deusdescarregue algum golpe terrível sobre esta nação, que assim despreza suasgraças e favores. Roguemos para que meus temores não se cumpram”. Mas elesse cumpriram à risca: em 1795 a Rússia, a Áustria e a Prússia repartiram entresi a desventurada Polônia. Em meio ao caos reinante, a Religião quasedesapareceu.

O santo recebeu o encargo de cuidar da igreja de São Beno, dos alemães.A pobreza em que vivia a população era tão grande, que às vezes faltava onecessário para a própria subsistência. Nessas horas ele se dirigia à igreja ebatia na porta do sacrário, dizendo: “Senhor,agora é tempo de nos socorrer”. Depois desse ato de confiança, geralmente vinhao auxílio desejado.

Grande conhecedor dapsicologia humana, para atrair os fiéis ele se empenhava sobretudo em exerceras funções litúrgicas com muita pompa. E esclarecia: “As solenidades públicas atraem por seu esplendor, eaos poucos cativam o povo, que ouve mais com os olhos do que com os ouvidos”. Apesar dadificuldade financeira, encomendou paramentos belos e ricos. Recorria muitofrequentemente à exposição solene do Santíssimo Sacramento, às procissões,novenas e tríduos. Ressuscitou associações tradicionais de piedade e criououtras, tanto para homens quanto para mulheres e crianças. Fundou uma espéciede Ordem Terceira dos redentoristas, os “oblatos”, entre os quais figuravamsacerdotes e pessoas de ambos os sexos, de todas as classes sociais. Tinha comofinalidade promover e secundar o apostolado leigo e defender a Igreja, a Fé e amoralidade, com nota tônica na santificação pessoal de seus membros.

Detração em meio a grandes perseguições

Como as leis anticatólicas do Imperador José II, “déspota esclarecido”, criavam obstáculo à sua ordenação na Áustria, São Clemente voltou para a Itália.

Em pouco tempo asfunções religiosas se tornaram concorridas, a ponto de nos domingos os fiéisnão mais caberem na igreja. Postavam-se então no cemitério e ao longo das ruas,​de onde assistiam com piedade ao Santo Sacrifício da Missa.

Fundou também escolas para crianças, confiando-as a hábeis e virtuososmestres formados sob sua vigilância. Difundia principalmente as obras de SantoAfonso de Ligório, contando para isso com a ajuda dos congregados marianos. Seusfogosos sermões exaltavam a beleza da religião verdadeira, combatiam ojansenismo, o protestantismo e os franco-maçons.

Seu exemplo começou aser imitado em outras igrejas de Varsóvia, e mais tarde se pôde afirmar que acidade se transformara completamente por seu influxo. As pessoas quefrequentavam a igreja de São Beno pareciam viver num convento: faziam diariamenteo exame de consciência e a meditação, e durante a Quaresma e o Advento se recolhiamna solidão para o retiro espiritual.

Mas os maus — tanto nas fileiras do clero como na sociedade civil — nãosuportam que o bem se expanda, e os redentoristas foram atingidos por umacampanha orquestrada de detração, cujo auge foi em 1800. Sobre isso ele escreveu:“Os jacobinos espalham contra nós toda sortede invencionices. Somos escarnecidos nos teatros públicos, o próprio clero estácontra nós, exceto o Bispo e alguns cônegos. Somos publicamente ameaçados com aforca. Uns prostravam-se diante de mim para me beijar os pés, outros me cobriamde lama; aqueles exageravam na honra, e estes no desprezo. Sofri na Polôniacoisas que só serão manifestadas no dia do Juízo Final”.

Ao saber que os redentoristas haviam sido expulsos da Baviera sob afalsa alegação de “terem conspiradocontra a paz e a tranquilidade públicas, fanatizando o povo, indispondo-o com ogoverno e o clero”, o comandante militar de Varsóvia enviou a Napoleão essasmesmas acusações contra os padres de São Beno. O Imperador mandou então expulsá-losda Polônia, “por serem eles orenascimento dos jesuítas”, tidos como os religiosos maiscontra-revolucionários do tempo.

Em 1813 São Clemente se tornou diretor espiritual das Irmãs Ursulinas de Viena e responsável pela igreja de Santa Úrsula

Promoção do culto divino em Viena

A campanha dedifamação foi bem sucedida, e redundou na expulsão dos redentoristas. Procurandolugar seguro para fundar o ramo alemão de sua Ordem, São Clemente peregrinouincansavelmente de cidade em cidade, sendo expulso de todas elas até chegar aViena, sua última tentativa. Aí lhe foi imposto o mais rigoroso silêncio, tantono púlpito quanto no confessionário. Só uma coisa podia fazer, e o fez comfervor: rezar!

O ímpio Napoleão, em sua marcha vitoriosa, havia conquistado a própria capital do império austríaco. Mas não sedemorou ali, pois o arquiduque Carlos surgiu em socorro de Viena. Sabendo SãoClemente que a sorte de sua pátria dependia daquela batalha, correu para juntodo tabernáculo e rezou fervorosamente pela vitória do arquiduque. Sua oraçãofoi ouvida. Animados com o valor de seu comandante, os soldados austríacos oseguiram entusiasmados, e em pouco tempo o campo de batalha estava em poder dosaustríacos. No último ataque de Napoleão, o desespero apoderou-se da sua tropa,tendo sido esta sua primeira derrota.

Os feridos dasbatalhas chegavam em massa à capital, alastrando-se a febre tifoide. OArcebispo de Viena convocou o clero para o cuidado espiritual e material dosenfermos e pediu a São Clemente que atendesse principalmente os soldadosfranceses e italianos. Quando o ambiente voltou à normalidade, o santo foinomeado coadjutor da igreja dos italianos, onde pôde exercer plenamente suasfunções religiosas. Um número crescente de vienenses começou então a agrupar-seem torno de seu confessionário e púlpito. Ele pregava esporadicamente em outras igrejas de Viena, e seu nomecomeçou a ser pronunciado com admiração e amor também nas altas rodas da sociedade. Issoficou ainda mais saliente em 1813, quando ele se tornou diretor espiritual dasIrmãs Ursulinas de Viena e responsável pela igreja de Santa Úrsula.

Os católicos de Viena foramaos poucos se edificando com o seu procedimento, sobretudo nos momentos deoração, quando nele resplandecia algo de extraordinário e divino. Enalteciamcom admiração seu porte e sua santidade incomum, admiração que não selimitava ao povo simples, mas atingia as pessoas altamente colocadas.

A beleza das cerimônias

Relíquia de São Clemente

Como em Varsóvia, ele cercou de esplendor o culto divino: muitas velas,flores, incenso, cânticos e tudo que podia contribuir para o esplendor dasfunções. Não conhecia economia, quando se tratava de honrar Deus Nosso Senhor,a Virgem ou os santos. Convidava outros sacerdotes para aumentar o brilho dascerimônias de Santa Úrsula, e assim otemplo tornou-se pequeno para multidão cada vez maior. Havia muitos anos não seviam cerimônias como aquelas.

Para São Clemente, a devoção a Nossa Senhora unia-se à do SantíssimoSacramento. Em uma época em que até teólogos pré-progressistas julgavam válidoimpugnar o culto “excessivo” a Maria Santíssima, ele se destacou como o “padreque benze terços”. Considerava o Rosárioa sua “biblioteca” através da qual conseguia tudo que pedia a Deus. Impôs aosOblatos o dever de defender sempre o Rosário, sobretudo quando esse fosse escarnecidopelos hereges ou assemelhados.

Sem importar-se com asproibições do josefismo — mesmo porque o próprio irmão do Imperador frequentava aigreja e participava das cerimônias — o exemplo de Santa Úrsula contagiououtras igrejas da cidade, que passaram a emular-se no esplendor do cultodivino. O apostolado do belo se fazia de modo exímio. Atraídos pela beleza damúsica na liturgia, os protestantes também passaram a frequentá-la, e nãopoucos se converteram ouvindo aqueles sermões cheios de unção e erudição.Numerosos judeus também se apresentaram, pedindo o batismo. Até mesmo libertinos,que para lá se dirigiam com o intuito de zombar, termina­vam sendo conquistados.Pediam-lhe que os confessasse, e não raroo próprio ingresso na Congregação.

Influenciando o Congresso de Viena

         Os sermões de São Clementeeram simples. Lia o Evangelho, e entre uma sentença e outra ia explicando umdogma da fé ou um mandamento. Confrontava então os costumes em voga e as ideiasdo tempo com os princípios do Evangelho. Exortavatodos, sempre com palavras eloquentes e convincentes, a se converterem e praticarema virtude. Embora não fosse orador, empolgava como nenhum outro pregador emViena, pois a verdadeira santidade atrai.

Realizava-se nessaocasião o Congresso de Viena, convocado para reparar as calamidades provocadaspelas guerras napoleônicas e traçar o futuro da Europa. São Clemente esperava muito desse congresso, porque de seuresultado dependia a prosperidade da Religião no Velho Mundo. Exercia muitainfluência sobre alguns de seus participantes, com os quais confabulava ediscutia diariamente as propostas que iriam apresentar. Até o Príncipe daBaviera pedia seus conselhos, tendo em certa ocasião conferenciado com eledas oito da noite às duas da madrugada. Enquanto isso, outros discípulos de SãoClemente preparavam a opinião pública por meio de artigos nos principais jornaisde Viena, expondo com clareza o que ouviam dele.

Ao mesmo tempo, algunsdos sacerdotes que o seguiam foram incumbidos de no decurso do Congresso pregarnas igrejas de Viena sobre os pontos religiosos em discussão, orientando o povoe preparando os ânimos. Seu hagiógrafo afirma: “Se SãoClemente não conseguiu tudo o que desejava do Congresso, teve a glória desalvar a Áustria do cisma que a ameaçava, e de destruir por completo os planosde separação excogitados e defendidos pelo poderoso Wessenberg. Essa vitóriafoi uma das mais gloriosas que São Clemente alcançou em vida”.*

São Clemente faleceu no dia 15 de março de 1820, há exatos 200 anos, nomomento em que os sinos tocavam o Angelus.Nesse mesmo dia o Imperador Francisco I assinou o decreto permitindo eaprovando a Congregação dos Redentoristas para a Áustria. Realizava-se assim aprofecia do santo: “É preciso primeiroque eu morra, só depois a Congregação se expandirá”. Ao receber a notíciado passamento de São Clemente, o Imperador exclamou: “Isto é duplamente doloroso para mim e meu povo, bem como para toda aCristandade, porque ele era a coluna da Igreja”.

Foi beatificado porLeão XIII e canonizado por São Pio X em 20 de maio de 1909.

__________

* Utilizamos como fonte bibliográfica para este artigo principalmente o excelente livro do Pe. Oscar Chagas Azeredo, São Clemente Maria Hofbauer. Edição da Livraria Nossa Senhora Aparecida, Oficinas Gráficas Santuário de Aparecida, 1928, do qual extraímos as citações transcritas entre aspas.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Maria Solimeo

Plinio Maria Solimeo

140 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados