Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

São Pio X increpa jornais que “oferecem incenso aos ídolos do momento”


O Pontífice trabalhando em sua biblioteca particular
O Pontífice trabalhando em sua biblioteca particular

“Como se poderão aprovar certos jornais que se cobrem com a etiqueta de católicos apenas porque, de vez em quando, relatam as audiências pontifícias ou as notas vaticanas e que, entretanto, não somente não dizem nunca uma palavra sobre a liberdade e a independência da Igreja, mas simulam mesmo não perceber a guerra contínua que lhe é feita? Jornais que não só não combatem os erros que desencaminham a sociedade, mas também acrescentam sua contribuição à confusão das ideias e das máximas estranhas à ortodoxia, que oferecem incenso aos ídolos do momento, elogiam livros, empreendimentos e homens nefastos à Religião?

“Lastimamos (caso estejam de boa fé) estes pobres iludidos, que acreditam impedir a leitura de jornais maus, substituindo-os por jornais ditos tolerantes, de meias-tintas e incolores, que, sem converter um só de nossos adversários (que os desprezam pela simples aparência de católicos), causam o maior dano aos bons: estes, procurando a luz, encontram as trevas; tendo necessidade de alimento, ingerem veneno; em lugar da verdade e da força para se manterem firmes na Fé, encontram os argumentos para se tornarem, em questão de tal importância, negligentes, apáticos, indiferentes. Ó! Que dano causado à Igreja e às almas por esses jornais.”

Detalhes do artigo

Autor

Agência Boa Imprensa

Agência Boa Imprensa

96 artigos

A Agência Boa Imprensa — orientada pelo ideal evocado pela cruz de seu logotipo — envia seus boletins noticiosos a jornais de norte a sul do Brasil e do exterior desde 1953. Com um jornalismo diferente, a ABIM procura apontar aquilo que muitas vezes é ocultado ou interpretado tendenciosamente.Além de análises e apreciações, nosso noticiário pretende despertar apetências do Brasil profundo, ou seja, daquele setor de nosso público que pauta sua vida nas expressões culturais da tradição cristã e procura repouso em meio às agitações modernas.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados