Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Simbolismos históricos na movimentação das nuvens

As nuvens como imagens dos grandes impérios históricos


Simbolismos históricos na movimentação das nuvens

Fotos de nuvens

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 871, Julho/2023.

Se eu fosse pintor, gostaria de me dedicar a pintar grupos de nuvens representando o acontecer humano. Por exemplo, há certos grupos de nuvens nos quais podemos notar algo que nos leva a imaginar impérios que entram na História. Outras nuvens que se movem à maneira de guerras entre impérios; há nuvens que parecem representar a dissolução dos impérios; eles aparecem inteiros e depois se desfazem como as nuvens.

Por vezes o céu fica repleto de pequenas nuvens como neblinazinhas, ou como nuvens em frangalhos. Elas podem dar certa ideia do que houve no passado. Depois os grupos de nuvens se despedem e o céu fica todo azul.

Seria como se Deus passasse uma esponja sobre o quadro negro e apagasse todas as figuras. Em seguida, Ele forma outros desenhos. Acho muito bonito observar esses movimentos que podem lembrar fatos da história.

Gostaria de pintar em nuvens um quadro assim: Constantino, o grande imperador romano, as guerras que ele travou, as vitórias que obteve, os editos que ele promulgou, por exemplo, aquele que deu liberdade à Igreja Católica e aos fiéis para a prática da Religião. Seria como um dragão de tempestade, mas que o vento soprou, desfez o perigo e a história continua. As nuvens vão como que historiando para nós os acontecimentos passados.

* * *

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 6 de dezembro de 1987. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. 

* Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para: catolicismo@terra.com.br

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados