Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Um dia como hoje começou a prática da adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento

Por Outros autores

2 minhá 4 anos — Atualizado em: 9/12/2020, 1:33:16 AM


  • Fonte: REDAÇÃO CENTRAL, 11 setetembro de 20 (ACI)

Hoje, 11 de setembro, comemora-se 794 anos desde o início da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento em Avignon (França), uma prática que agora se espalhou por todo o mundo.

De acordo com a Enciclopédia Católica, a adoração perpétua é uma expressão que se usa para designar a adoração sem interrupção do Santíssimo Sacramento ou com pausas curtas de tempo.

O termo é usado “no sentido moral, quando se interrompe somente por um curto espaço de tempo, ou por razões obrigatórias, ou por circunstâncias fora do controle, para ser retomada, no entanto, o mais rápido possível”, acrescentou.

A enciclopédia indica que muitos especialistas atribuem o início da adoração a Jesus Eucaristia ao momento em que a festa de Corpus Christi foi instituída em 1246, pelo Bispo Roberto de Thorete, e por sugestão de Santa Juliana de Mont Cornillon [quadro ao lado].

No entanto, a primeira adoração perpétua registrada foi em Avignon, em 1226.

Em 11 de setembro, o rei Luís VII pediu para expor o Santíssimo Sacramento como forma de celebrar a vitória sobre os albigenses, uma seita que floresceu no sul da França nos séculos 12 e 13.

“Em ação de graças, o Santíssimo Sacramento coberto com um véu foi exposto na Capela da Santa Cruz” em Orleans, destaca a enciclopédia.

Diante do grande número de pessoas que se aproximaram para adorar Jesus Eucaristia, Dom Pierre de Corbie “considerou conveniente continuar a adoração pela noite, assim como de dia”.

A Santa Sé posteriormente ratificou esta adoração perpétua, que se manteve de forma ininterrupta até 1792, quando foi interrompida pelo caos da Revolução Francesa, e foi retomada em 1829, graças aos esforços da “Confraria dos Penitentes-Cinza”.

A adoração perpétua espalhou-se pela Europa, e foi somente com a devoção das Quarenta Horas, oficialmente instituída em 1592, que esta prática da fé católica realmente “se desenvolveu em geral”.

A devoção das Quarenta Horas difundiu a Adoração Perpétua em “várias igrejas de Roma, até que gradualmente se espalhou por todo o mundo, de modo que se pode verdadeiramente dizer que, durante todas as horas do ano, o Santíssimo Sacramento, exposto solenemente, é adorado por multidões de fiéis”, acrescentou a enciclopédia.

______________

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

430 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados