Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Virgem Maria, Anunciação e Cortesia

Por Paulo Roberto Campos

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 3/24/2020, 9:19:24 PM


Em memória do magno dia da Anunciação doAnjo e da Encarnação do Verbo de Deus, celebrado em 25 de março, segue um belotrecho extraído do livro “Courtoisie chrétienne et dignité humaine” (Cortesiacristã e dignidade humana), de Roger Dupuis, S.J. e Paul Celier.

“A cortesia é até hoje reconhecida como uma das características próprias à nobreza. Lendo o Evangelho sobre a Anunciação [transcrição abaixo], nota-se com que delicadeza sobrenatural Deus propõe a Maria ser a Mãe do Messias.

Ea fineza de Maria corresponde perfeitamente à delicadeza divina. Pois averdadeira humildade não é aquela que se abaixa, mas a que obedece.

Naquelemesmo ato sublime, Maria toma conhecimento do favor sobrenatural concedidos asua prima, Santa Isabel. Seu primeiro movimento consiste em ir visitá-la. Maistarde, quando seu Divino Filho disse de si mesmo ‘sou manso e humilde decoração’, revelava a influência de sua Mãe. Jesus quis ter em Maria um modeloperfeito de cortesia”.

“Eis aqui a serva do Senhor”

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estaspalavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjodisse-lhe: Não temas, Maria, poisencontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, elhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, eo Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casade Jacó, e o seu reino não terá fim.

Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?

Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverácom a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho deDeus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; ejá está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisaé impossível.

Então disse Maria: Eisaqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjoafastou-se dela” (São Lucas 1, 26-38)”.

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

227 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados