Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

05/10 – São Benedito, o Mouro

São Benedito, o Santo Negro da Sicília, nasceu em 1524, era pastor e se tornou eremita. Conhecido por seus milagres, foi canonizado por Pio VII.


05/10 – São Benedito, o Mouro

São Benedito

Este santo, conhecido também como “o Negro”, ou “o Africano”, segundo a versão mais aceita nasceu na Sicília em 1524, numa família pobre, descendente de escravos etíopes. O Santo foi pastor, tornando-se depois eremita. Para obedecer a uma ordem do papa Pio IV que, desejando unificar a ordem franciscana, mandou que os eremitas se juntassem a qualquer Ordem religiosa, ele ingressou como irmão leigo na Ordem Franciscana, no convento de Santa Maria de Jesus, nas imediações de Palermo. Ali notabilizou-se como cozinheiro milagroso pois, com freqüência, os Anjos do Céu desciam para ajudá-lo na preparação das refeições.

Foi transferido depois para o convento de Santana di Giuliana, ficando lá por 4 anos. Depois retornou para o convento de Santa Maria de Jesus, onde permaneceu até a morte.

Por sua piedade, sabedoria e sobretudo santidade, foi eleito Superior do mosteiro, apesar de iletrado e ser apenas irmão leigo. Mas eram tais os dons e carismas com os quais a Divina Providência ornava sua alma, que ele logo se notabilizou por um sem número de milagres e prodígios. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade e alegria suas atividades na cozinha do convento.

Quando faleceu em 4 de abril de 1589 aos 65 anos de idade, já era considerado Santo. De modo que, a 7 de maio de 1592, três anos após sua morte, seu corpo, incorrupto e exalando suave perfume, foi colocado numa urna instalada em cavidade aberta na parede da sacristia da igreja de Santa Maria de Jesus. Entretanto, a sacristia logo se transformou em capela, com o povo cantando, rezando, pagando promessas. Isso durante dezenove anos a fio.

No dia 3 de outubro de 1611, com a presença do Cardeal Dória, o corpo de São Benedito foi transladado para magnífica urna de cristal numa capela lateral da própria igreja de Santa Maria de Jesus, no antigo convento franciscano, a três quilômetros de Palermo, cidade que, antes mesmo do reconhecimento oficial da Igreja, tomou-o por Padroeiro, em 1652.

O humilde irmão leigo foi canonizado por Pio VII.

O número de milagres atribuídos a São Benedito é muito grande. Entre eles, está a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães. Consta que os alimentos se multiplicavam em sua cozinha, pelo que ele ficou o Santo Protetor dos cozinheiros.

São Benedito é um santo muito popular no Brasil, havendo inúmeras igrejas e capelas em sua honra. Praticamente não há igreja onde não haja uma imagem desse santo milagreiro.

Em várias partes do Brasil é comemorado a 13 de maio, junto com Nossa Senhora do Rosário.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados