Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

10 frases escolhidas: pensamentos e reflexões do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira


Pensamentos e reflexões úteis à formação católica extraídas de conferências do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

* Os melhores dons de Deus são as cruzes e as missões. São presentes que encerram a promessa de outros dons. Quando Deus incumbe a um homem de uma grande tarefa, promete-lhe graças para ter uma grande alma. E uma grande alma, uma alma santa é o melhor dom que Deus possa fazer ao homem.

Ter sempre em mãos a própria alma para a governar continuamente!… Que elogio! Quanto isto vale mais do que dirigir um avião superpotente, um país inteiro, ou até um banco (uso aqui a escala de valores característica de certa mentalidade supermoderna).

* Como se compreende completa e rapidamente aquilo que já se começou a amar! E como é difícil entender bem todo o alcance, sentir todas as consequências daquilo que não se ama!

* A ambição cria mais inimizades do que alianças.

A criatura humana é o que há de mais típico em matéria de “Ambientes, costumes, civilizações“. Entretanto, é por vezes mais difícil interpretar a significação de uma fisionomia do que a de um móvel ou um prédio.

Nesta vida o homem, em todas as idades, tem de se dedicar ao esforço de formar-se e reformar-se, preparando-se assim para o Céu, que é só onde cessa a nossa marcha para a perfeição. Assim, o católico pode e deve exigir dos ambientes em que está, que sejam instrumento eficaz para sua formação moral.

Também a ambigüidade ante o inaceitável pode ser uma forma de aceitação.

Estou persuadido de que a vietnamização da América do Sul é velho plano do qual de nenhum modo abrirá mão Moscou. E se aparecer no horizonte nova complicação política tendente a nos vietnamizar, o presente artigo tem uma utilidade como que notarial, tabelioa. Pois me servirá de prova de que, por detrás dessa nova complicação, desde o início estivera Moscou. (Se não é via Moscou pode ser via China, acrescentamos)

Para os espíritos levianos, as obras de superfície parecem sempre as mais importantes: construções de vulto, movimentos de massa e mais números e mais números: eis os únicos grandes serviços prestados à Igreja (segundo essa falsa concepção de apostolado)

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Frases_axiomas_de_PlinioCorreadeOliveira.htm#.XmGxCqhKguU

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados