Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

15/09 – Nossa Senhora das Dores ou Sete Dores de Nossa Senhora


Há duas festas das Dores de Maria. Uma que foi instituída em Colônia, durante o século XV, por um piedoso arcebispo, Tierri de Meurs, a fim de reparar os ultrajes praticados pelos hereges hussitas contra as imagens da Santíssima Virgem. Era celebrada na sexta-feira da semana da Paixão, semana imediatamente anterior à Semana Santa.

A festa das Sete Dores de Nossa Senhora nasceu da piedade cristã, que se compraz em associar a Virgem Maria à paixão de seu Filho. Conta antiga tradição que, na terrível manhã da Sexta-Feira Santa, Maria, apartada do seu divino Filho por causa do tumulto da cidade, O voltara a encontrar na encosta do Calvário, coberto de sangue e pó, coroada a fronte de espinhos, e acabrunhado ao peso da cruz, lúgubre instrumento do seu suplício. Ao vê-lo em tão terrível estado, o coração da Virgem partiu-se, desfalecendo e caindo por terra sob o peso de inexprimível dor.

Este fato da vida de Nossa Senhora foi honrado com uma festa, conhecida por diversos nomes: Nossa Senhora da Piedade, Compaixão de Nossa Senhora etc.

Mais tarde o papa Bento XIII decretou que essa celebração fosse inscrita no catálogo das festas litúrgicas, para todo o mundo católico, sob o título de Festa das Sete Dores.

Já no século XI as dores da Virgem Santa eram objeto de devoção particular. No século XIV, apareceu o comovente Stabat Mater, que uma tradição contestada atribui ao bem-aventurado Jacopone da Todi. No século XV, a festa das dores de Maria para reparar os ultrajes praticados pelos precursores dos protestantes, os hussitas, contra as imagens da Santíssima Virgem. No século XVII a festa era celebrada com grande solenidade pelos Servitas – frades da Ordem dos Servos de Maria –, e foi estendida pelo papa Pio VII, em 1814, a toda a Igreja, a fim de lembrar os sofrimentos que acabava de atravessar, primeiro exilado e cativo de Napoleão Bonaparte, depois solto graças à proteção da Virgem.

Em 1912, São Pio X fixou-a em 15 de setembro, oitava da Natividade.

A Igreja, ao mesmo tempo que sublinha os sofrimentos de Maria, insiste igualmente no corajoso amor que A levou a tomar parte tão íntima na obra de nossa redenção.

 

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados