Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

19/12 – Nossa Senhora de Toledo


Salve Maria! Em Toledo, na Espanha, 19 de dezembro é comemorada a aparição de Nossa Senhora a Santo Ildefonso, instituidor da festa de Nossa Senhora da Expectação.

Santo Ildefonso, nascido por volta de 607, em uma família nobre, foi educado por Santo Isidoro de Sevilha. E ainda muito jovem, se tornou um monge beneditino, contra os desejos de seu pai. E já em 657, ele foi sagrado Arcebispo de Toledo, a capital visigótica da Espanha.

Na mádrugada de 18 para 19 dezembro, ainda em 657, Santo Ildefonso em compania de alguns clérigos e outros fiéis, se dirigiu a igreja para suas orações matinais. Mas ao chegarem ao local, se depararam com a capela toda iluminada por uma luz tão deslumbrante, que todos os que haviam chegado antes se retirarm atemorizados. Somente o bispo com mais dois diáconos entraram, e eis que diante deles, apareceu a Santíssima Virgem rodaeada de muitas outras virgens que entoavam cantos celestiais.

Nesse momento Santo Ildefonso segurava seu último livro, um tratado ‘sobre a virgindade perpétua da Virgem Maria’ que este havia composto em honra Dela. Nossa Senhora, olhando para o Santo bispo, lhe disse: “Tu és meu capelão e fiel notário. Recebe esta casula, a qual meu Filho te envia de seus tesouros.” Dito isso, a Virgem o investiu com a casula que ela mesma teceu no Céu, e o deu instruções de usá-la somente nos dias festivos designados em honra Dela.

Alguns anos mais tarde, após a morte de Ildefonso, dois sucessores dele morreram no ato de tentar vestir essa casula. Desde então, a Sagrada Casula encontrasse guardada na Arca Santa de Oviedo, junto a algumas das maiores relíquias da Cristandade.

Nossa Senhora de Toledo, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira
(Voluntário do Canal dos Santos Anjos)

Fontes de Pesquisa: https://es.wikipedia.org/wiki/Ildefonso_de_Toledo
https://www.roman-catholic-saints.com/chasuble-of-saint-ildephonsus.html

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados