Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

18/12 – Nossa Senhora da Graça


Salve Maria! É conhecido o dia 18 de Dezembro como festa de Nossa Senhora da Expectação, Nossa Senhora do Ó. Além dessa festa, em Salvador na Bahia temos também a festa de Nossa Senhora da Graça! Um dos primeiros milagres do Brasil!

No início da colonização do Brasil, vivia aqui na Bahia o casal que deu origem a raça brasileira, foi a união do português Diogo (Chamado o Caramuru) e a princesa indígena Paraguassú (Chamada Catharina).

Por volta de 1540, assim que Diogo soube que uma nau espanhola havia naufragado nas proximidades, correu para resgatar os tripulantes, antes que estes fossem pegos como refeição pelos índios da região (Como acontecerá com o primeiro bispo do Brasil alguns anos depois).

Os espanhóis foram logo resgatados, no entanto, Catharina, procurou Diogo extremamente preocupada e contou que lhe aparecia em sonhos uma linda Mulher segurando um Menino recém-nascido. No sonho, a Mulher lhe dizia que, tendo também escapado ao naufrágio, estava agora cativa dos índios, pedia para ser trazida para junto de Catharina e dela receber uma nova morada.

Os espanhóis estranharam muito, pois não havia nenhuma mulher no navio. Ainda assim, Catharina insistiu e Caramuru saiu à procura dela. As duas primeiras buscas não deram em nada, mas como os sonhos da Paraguaçu não cessavam, ele empreendeu ainda uma terceira expedição. Por fim, Diogo entrou numa oca e encontrou uma imagem de Nossa Senhora que um índio havia achado na praia. Catharina, ao vê-la, a abraçou derramando muitas lágrimas de alegria, pois reconheceu nela a Mulher que lhe aparecia nos sonhos.

Pouco depois, uma pequena habitação já servia de capela a imagem da Senhora da Graça. E hoje, no bairro da Graça da capital baiana, uma bela igreja barroca substitui a pequena choça, onde se encontra não apenas a linda imagem, mas também o túmulo de Catharina Paraguaçu, que nunca mais se separou de sua amada Senhora da Graça.

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0823/P04-05.html

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados