Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

16/12 – Nossa Senhora da Jangada


Salve Maria! Em Monoppoli, na Itália, 16 de dezembro é festa de Nossa Senhora da Jangada, “Madonna della Madia”!

Em 1117, Dom Romualdo, bispo de Monopoli, enfrentou um grande problema para finalizar a construção de uma Catedral maior para sua cidade. Dez anos depois das obras começarem, elas foram interrompidas por não ser encontrada a madeira para construir a abóbada. O bispo então, confiou-se com fervor à intercessão da Virgem Maria.

Na noite de 15 para 16 de dezembro, Nossa Senhora apareceu em sonho a um piedoso monopolita chamado Mercúrio, anunciando que o que o bispo havia pedido havia chegado ao porto. Sem perder tempo, ele correu para comunicar ao bispo o que tinha visto. Mas o velho Dom Romualdo ficou incrédulo e o mandou para casa dormir.

Assim que Mercúrio deitou-se novamente, eis que Nossa Senhora lhe aparece pela segunda vez o encarregando da mesma missão. No entanto, o bispo novamente o mandou para casa. Assim, Nossa Senhora apareceu uma terceira vez naquela noite, mas depois dessa última, Mercúrio foi direto ao porto para averiguar.

O que havia no porto era uma grande jangada abandonada, feita de 31 vigas compridas e grossas. Por isso, cheio de alegria, Mercúrio, correu e anunciou ao bispo a chegada das tão esperadas madeiras.

No dia seguinte, Dom Romualdo foi com muita gente ao porto. Sobre a jangada, se notava a presença de um ícone representando a Mãe de Deus com seu Filho nos braços. Mas quando o bispo foi subir na jangada para pegar o quadro, a jangada se afastou da borda impedindo o bispo de subir, o que novamente se repetiu por três vezes, como castigo pela incredulidade que ele havia cometido.

Somente depois de incensar o ícone, o bispo idoso pôde tocar a imagem milagrosa. Ocorreu então uma grande procissão em direção a Catedral, carregando a venerada efígie e as vigas da jangada que Ela trouxe consigo. Daí vêm o título de Madia, que significa “conjunto de vigas, ou jangada”. ‘Madonna della Madia’, portanto, é “Nossa Senhora da Jangada”, padroeira de Monopoli!

Nossa Senhora da Jangada, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://it.wikipedia.org/wiki/Madonna_della_Madia

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados