Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

23/09 – São Lino Papa, Mártir


O testemunho unânime de velhas listas dos bispos de Roma aponta São Lino como o sucessor imediato de São Pedro no governo da Igreja (67-76?).

É provável que ele seja o mesmo que aparece nomeado por São Paulo, quando escreve a Timóteo: “Saúdam-te Eubulo, Prudente, Lino e Cláudia todos os irmãos” (2 Ti 4, 21).

O Liber Pontificalis nos diz que ele, em conformidade com São Paulo (1 Cor 11, 10) ordenou às mulheres que cobrissem com um véu a cabeça nas assembleias religiosas.

Segundo a tradição, ele ordenou 15 bispos e 18 sacerdotes. Era o costume primitivo, antes da organização de dioceses e paróquias que, dada à escassez de cristãos, os bispos presidissem diretamente à catequização e à celebração eucarística, servindo-se dos sacerdotes como simples auxiliares.

Foi durante o seu pontificado, no ano 70, que se deu a destruição de Jerusalém pelas tropas de Tito, que levou como troféu para Roma, o Livro da Lei e o candelabro de sete braços dos judeus.

Esse zeloso pontífice combatia tenazmente o paganismo, pelo que, por maquinação de seus sacerdotes, foi decapitado em Roma pelo ano 76.

Segundo ainda o Liber Pontificalis, foi sepultado junto ao túmulo de São Pedro, sendo seu nome incluído no cânon da Missa, logo depois do dos Apóstolos.

 

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados