Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

26/06 – Santo Antelmo De Belley Ou De Ghignin, Bispo E Confessor

Vida de Santo Antelmo, bispo de Belley, cartuxo. Nasceu em 1107, tornou-se monge e prior da Grande Cartuxa, sendo canonizado em 1368.


26/06 – Santo Antelmo De Belley Ou De Ghignin, Bispo E Confessor

    A vida de Santo Antelmo foi escrita pelo seu capelão Guilherme, monge da cartuxa de Portes, em Vita Sancti Antelmi, Bellicensis episcopiordinis Cartusiensis, ou seja, Vida de Santo Antelmo, bispo de Belley,cartuxo. É nessa obra que se baseiam os hagiógrafos posteriores.

Santo Antelmo nasceu no ano de 1107. Era filho de Arduino, senhor do castelo de Chignin, no Condado da Savoia, a 12 km de Chambéry. Segundo a tradição, ele nasceu na fortaleza de Biquerne, na qual João Ruffinde la Biquerne e os monges cartuchos haviam de edificar, depois de sua canonização, uma capela em sua honra.

Desde muito cedo o menino procurava mais a solidão que a vida agitada dos grandes senhores da Corte. Sua maior alegria era a de ajudar a Missa na catedral de São João, em Belley.

Ele fez seus estudos em sua cidade natal. Na adolescência, embora fosse muito generoso e tivesse sólidos princípios, deixou-se levar pelos atrativos das coisas do mundo. Ainda novo, tendo recebido um benefício eclesiástico em Belley, para lá se mudou. Muito esmoler,empregava as rendas do benefício em auxiliar os pobres. Mas não passara por sua cabeça tornar-se religioso.

Contudo, a voz da graça o chamava para uma vida mais perfeita. Ao visitar Bozon, seu parente, que era monge e procurador da Cartuxa de Portes, vendo os exemplos dos monges, sentiu-se interiormente inclinado a entrar nessa Cartuxa.

Distribuiu seus bens pelos pobres, recebendo o hábito de São Bruno no ano de 1137, aos 25 anos de idade. Aos 28 anos foi ordenado sacerdote.

Ocorreu então que, sua fama de administrador talentoso o levou à Grande Cartuxa. Nela, após completar o noviciado, foi nomeado procurador e administrador dos bens. A Grande Cartuxa havia sido severamente danificada por uma avalanche em 1132, e passava então por um período muito difícil. Antelmo cuidou com todas suas energias da reconstrução material e moral da comunidade, da qual em 1139, com a renúncia de Ugo I, se tornou o sétimo prior.

Ele aumentou o território do mosteiro, mandou construir novos edifícios, aumentar o muro da clausura, e construiu aqueduto para conter as águas da neve derretida. Desenvolveu também as plantações e os currais.

Depois disso, procurou fazer seus monges a voltar a respeitar a primitiva simplicidade da Regra o que, com o acidente, estava decaída.Ao mesmo tempo procurou estreitar os laços entre as várias casas da Ordem. O que resultou que, no Capítulo Geral de 1142, ficou estabelecido que o prior da Grande Cartuxa era também o general da Ordem, a que todos deviam obedecer, pois até então vários priores estavam sujeitos apenas ao bispo de sua diocese.Mais tarde o santo abade encarregou o monge João de Espanha de redigira regra que deveria regular as casas das monjas cartuxas.A fama de Antelmo, como primeiro general dos Cartuxos, cresceu enormemente, e atraiu muitos nobres que desejavam seguir seu exemplo,para sua Cartuxa.

Ocorreu então que, em 1149, tendo um cartuxo de Portes sido eleito bispo de Grenoble, começaram a surgir conflitos entre os monges, e alguns deixaram o mosteiro para se apresentar suas queixas perante os tribunais. Quando o papa Eugênio resolveu a disputa, Santo Antelmo impôs uma penitência aos cartuxos culpados, mas o papa os reintegrou à Ordem sem quaisquer formalidades, o que levou o abade a renunciar.

Contudo, em 1152 o fundador da Cartuxa de Portes conseguiu que o santo fosse designado para sucedê-lo. Embora mantendo o cargo por pouco tempo, com sua grande caridade foi chamado de “pai dos pobres”.Por isso algumas de suas imagens o retratam acolhendo pessoas de todas as idades para ajuda-las espiritual e materialmente.

Quando houve o Grande Cisma do Ocidente, Antelmo ficou do lado do papa Alexandre, legitimamente eleito, e lhe angariou o apoio da França, Espanha e Inglaterra.

Em 1163 o papa nomeou o santo bispo de Belley. Embora relutasse em aceitar, fe-lo por espírito de obediência, e começou a colocar em ordem sua diocese, principalmente a obrigar os sacerdotes que se dedicassem à sua missão, pois muitos não observavam o celibato eclesiástico. Suspendeu de ordens àqueles que não quiseram obedecer.

Finalmente, o Santo bispo foi vítima de sua caridade. Quando distribuía alimentos aos necessitados em um período de escassez,voltou para casa com muita febre, e acabou falecendo na sua diocese de Belley. Era o dia 26 de junho de 1178, ele tinha 71 anos. Ele foi escolhido como padroeiro de Belley.

Durante a satânica Revolução Francesa, seu túmulo foi profanado, masas relíquias de Antelmo não foram dispersas. E, em 30 de junho de 1829, o bispo de Belley colocou-as em um belo relicário, que no final do século foi substituído por outro de bronze oferecido pela Grande Cartuxa.

Antelmo foi canonizado em 1368 por Urbano V.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados