Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

26/10 – Santo Evaristo, Papa e Mártir

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 5 anos


Segundo Santo Irineu e Eusébio, Santo Evaristo, o escritor da História Eclesiástica, ele foi sucessor de São Clemente como “bispo de Roma” (naquela época o título de Papa ainda não estava reservado só ao Soberano Pontífice) pelo ano 100.

Segundo o Liber Pontificalis, Evaristo era grego de Antioquia, como o pai, que era judeu nascido em Belém. Ele governou a Igreja durante 9 anos, desde 97 até cerca do ano 107.

Segundo a tradição, foi varão muito douto e santo. O Papa Cleto tinha ordenado vinte e cinco padres. Evaristo repartiu entre eles as igrejas paroquiais de Roma, que foram depois as vinte e cinco dioceses que tiveram títulos de cardeais.

São Pedro tinha já estabelecido 7 diáconos; Evaristo decidiu que estes estivessem ao lado do bispo declamando o prefácio da Missa para darem, se necessário, testemunha de sua ortodoxia, e para honrarem os mistérios.

Evaristo teria promovido ao todo três ordenações, consagrando dezessete sacerdotes, nove diáconos, e quinze bispos, destinados às diferentes paróquias.

Foi, como vimos, de sua autoria a divisão de Roma em vinte e cinco dioceses, e a criação do primeiro Colégio dos Cardeais. Supõe-se também que foi ele que instituiu o casamento em público, com a presença do sacerdote.

Segundo ainda o Liber Pontificalis, ele foi martirizado no 6º. dia das calendas de novembro (27 de outubro), embora não se saiba de que modo esse Papa deu a vida pela fé.

O Martirológio Romano apenas diz dele que “sob o imperador Adriano, tingiu a Igreja de Deus com a púrpura de seu sangue” por volta do ano 107. Foi enterrado junto ao sepulcro de São Pedro.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados