Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

27/11 – Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa

Em 1830, Santa Catarina Labouré recebe a aparição de Nossa Senhora, solicitando a cunhagem de uma medalha para conceder graças a quem a usar com devoção.


27/11 – Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa

Medalha Milagrosa

No dia 27 de novembro de 1830, Santa Catarina Labouré, estando em oração na capela do convento da Rue du Bac, em Paris, foi favorecida com uma aparição da Santíssima Virgem com os braços estendidos e as mãos espalmadas, das quais saíam raios, e que a incumbiu de cunhar uma medalha como o modelo que ela via. Disse-lhe a Mãe de Deus “Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que m’as pedem”. Formou-se então em volta dela um quadro oval, no qual se liam em letras de ouro:

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

O quadro voltou-se depois sobre si mesmo, aparecendo seu verso, no qual havia uma letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. Por baixo, os Sagrados Corações de Jesus e de Maria. O de Jesus, cercado de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria, também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas.

Nossa Senhora das Graças esmaga perpetuamente a serpente.Nossa Senhora das Graças esmaga perpetuamente a serpente.

Nossa Senhora então disse a Santa Catarina: “Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxerem por devoção, hão de receber grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço. As graças serão mais abundantes para as pessoas que a trouxerem com confiança”.

O arcebispo de Paris aprovou a medalha dois anos depois, em 1832. Em 1836 ordenou um Inquérito canônico e exortou a todos os fiéis a usarem a medalha, e a repetir a oração gravada em torno de Maria Santíssima: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

O modo como se difundiram essas medalhas foi tão prodigioso, juntamente com grande número de graças operadas, que ela passou a ser conhecida como Medalha milagrosa.

Por exemplo, em março de 1832, quando iam ser confeccionadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingiu Paris. Mais de 18 mil pessoas morreram em poucas semanas. Num único dia, chegou a haver 861 mortes.

Interior da Igreja na França - Rue du Bac - onde Nossa Senhora apareceu a Santa CatarinaInterior da Igreja na França - Rue du Bac - onde Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina

No fim de junho, as primeiras medalhas ficaram prontas e começaram a ser distribuídas entre os flagelados. Na mesma hora refluiu a peste, e tiveram início, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre

A 23 de julho de 1894, a Santa Sé concedeu a todas as dioceses da França a festa da “Manifestação da Virgem Imaculada chamada da Medalha Milagrosa” a ser celebrada no dia 27 de novembro.

Finalmente, a 26 de julho de 1897, o Papa Leão XIII, por meio de seu legado, o Cardeal Richard, coroou solenemente a Imagem da Medalha Milagrosa.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados