Reflexo da beleza incriada de Deus no conjunto hierárquico e harmônico de todos os seres

0

201412LogoVerdadesEsquecidas

Carmelo_1_small[…] Deus enquanto causa exemplar, enquanto Ser incriado e infinitamente belo que se reflete de mil maneiras em todos os outros seres que Ele criou. De maneira tal que não há nenhum ser que a um título ou outro não seja um reflexo da beleza incriada de Deus. Mas, sobretudo, a beleza de Deus se revela no conjunto hierárquico e harmônico de todos esses seres de tal maneira que não há, em certo sentido, um modo melhor de conhecermos a beleza infinita e incriada de Deus do que analisando a beleza finita e criada do universo considerado, não tanto em cada ser, mas no conjunto de todos eles.

Deus se reflete, ainda, em uma obra prima mais alta e mais perfeito do que o Cosmos. É o Corpo Místico de Cristo, a sociedade sobrenatural que veneramos com o nome da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Constitui Ela mesma todo um universo de aspectos harmônicos e variegados, que cantam e refletem, cada um a seu modo, a formosura santa e inefável de Deus e do Verbo Encarnado.

 

 


Trecho da conferência no congresso da ordem 3ª do carmo: O Escapulário, a Profissão e a Consagração Interior*

O texto dessa conferência e outros textos sobre Nossa Senhora escritos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira estão também no livro: “De Maria nunquam satis”  

Deixe uma resposta