Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O açúcar amargo de Cuba


Paulo E. Barsa

Foi na Nova Guiné que os portugueses tiveram o primeiro contato com a cana-de-açúcar. Ela já havia sido observada, na Ásia Menor, por alguns generais de Alexandre, o Grande, em 327 a.C, e mais tarde, no século XI, durante as Cruzadas.

Martim Affonso de Souza, em 1532, trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente.

Com o imperador D. Pedro II – um entusiasta das novas tecnologias –  em 1857 foi elaborado um programa de modernização da produção de açúcar. Assim surgiram os Engenhos Centrais, que deveriam somente moer a cana e processar o açúcar, ficando o cultivo por conta dos fornecedores.

Nessa época, Cuba liderava a produção mundial de açúcar de cana com 25% do total e o açúcar de beterraba produzido na Europa e EUA significava 36% da produção mundial. O Brasil contribuía com apenas 5% de um total de 2.640.000 toneladas em 1874.

Foram os holandeses — depois de sua expulsão do Brasil (1654) — que levaram a cana para Cuba e o Caribe com a finalidade rivalizar na produção de açúcar?

Com o colapso do império soviético em 1991 a produção agrícola cubana caiu 54%, no período 1989 e 1994.

Cuba: o nome vem da língua dos Taíno, primitivos habitantes indígenas, e o significado exato não é conhecido, mas é provável que corresponda a “aonde a terra fértil é abundante” (cubao). Apesar dessa abundância natural, a “produção de açúcar em Cuba cai para níveis de 1905”.

Você sabia que em Cuba foi realizada a reforma agrária e criada a Unidade Básica de Produção Cooperativa, que é semelhante ao que querem estabelecer no Brasil com a chamada Agricultura Familiar? Mas notem bem, neste caso não se trata da velha e tradicional agricultura familiar em que uma família, porque é dona de sua terra – ainda que pequena,  sempre produtiva! – tanto tem contribuído, junto com outros setores, para o portentoso resultado da agricultura brasileira!

Você sabia que os propugnadores do PNDH3 “sabem” – porque são “sabidos” dos assuntos cubanos – que pela cegueira a que a concepção socialista os leva a não conceder, em caso algum, o título de propriedade, mas tão-somente de eternos assentados, essa agricultura familiar não vai gerar nenhum doce açúcar, mas somente amarga pobreza para as sofridas  famílias que habitarão nessas “favelas rurais”.

Produção de açúcar em Cuba cai para níveis de 1905

Anúncio de governo ocorre dias depois da demissão de vice-presidente do Conselho de Ministros e de ministro do setor açucareiro

Foto  AFP :Vendedora de produtos espera chegada de produtos em Havana em 2 de maio

A safra de açúcar cubana deste ano é a pior desde 1905, quando Cuba produziu 1,2 milhão de toneladas do produto, anunciou nesta quarta-feira o jornal oficial cubano Granma. O anúncio foi feito dois dias depois de o governo de Raúl Castro ter demitido o ministro do setor, Luis Manuel Ávila, por “deficiências em seu trabalho”.

Além da demissão de Ávila, o governo de Raúl anunciou também na segunda-feira a destituição do vice-presidente do Conselho de Ministros e chefe dos Transportes, Jorge Luis Sierra Cruz – sendo sua renúncia justificada por “erros cometidos no desempenho de suas funções”.

“Desde 1905 o país não registrava uma campanha açucareira tão pobre”, afirmou o jornal, indicando que algumas das causas para o atual cenário são a ineficiência crônica e um elevado grau de imprecisões e voluntarismo. A indústria açucareira cubana foi por séculos crucial para a economia nacional. Em 2002, no entanto, seu potencial caiu pela metade para que o preço do produto pudesse ser nivelado aos valores mundiais.

Não há dados oficiais sobre qual é a previsão de produção para a safra 2009-2010, mas diversos analistas a situavam em torno de 1,4 milhão de toneladas, similar ao do ano anterior, quando a ilha caribenha faturou US$ 600 milhões. A soma é bem menor do que os US$ 4 bilhões que o país conseguia quando o açúcar era sua principal fonte de divisas e seu principal produto de exportação.

Segundo o Granma, faltando pouco mais de um mês para a conclusão da temporada, há uma queda de 230 mil toneladas em relação à safra anterior. Por causa disso, especialistas estimam que a produção deste ano deve ficar em 1,1 milhão ou ainda menor.

Como dados de comparação, em 1924 a safra foi de 4,2 milhões de toneladas; em 1958, de 5,6 milhões; e em 1990, último ano de parceria com a ex-União Soviética, a produção superou 7,8 milhões de toneladas.

Demissões

Não bastassem os problemas na indústria do açúcar, as demissões desta semana em Cuba sugerem que o cenário político anda turbulento no país. As destituições de González e Sierra ocorreram dois meses depois da demissão do general Rogelio Acevedo, que durante 20 anos foi chefe do Instituto de Aeronáutica Civil.

Sierra, além de ministro dos Transportes e vice-presidente do Conselho de Ministros, também era membro da cúpula do Partido Comunista. Com 49 anos, era discreto e considerado um dos nomes da geração intermediária que tinha o apoio do presidente cubano.

*Com informações da Ansa e do jornal espanhol El País

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/producao+de+acucar+em+cuba+cai+para+niveis+de+1905/n1237609360413.html (foto )

http://www.udop.com.br/index.php?item=noticiasHYPERLINK ”

http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=993″&HYPERLINK “http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=993″cod=993)

(http://www.udop.com.br/index.php?item=noticiasHYPERLINK

“http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=993″&HYPERLINK “http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=993″cod=993)

(http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/producao+de+acucar+em+cuba+cai+para+niveis+de+1905/n1237609360413.html)

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados