16 de fevereiro

1267: – É assinado por Afonso III de Portugal e Afonso X, de Leão e Castela, o Tratado de Badajoz, que define a fronteira entre Portugal e Castela, garantindo a soberania portuguesa sobre o Algarve.

1614: – Morre o bispo do Japão Luís Cerqueira, fundador das paróquias católicas no país, responsável pela primeira edição japonesa do Catecismo.

Invasões holandesas.

1630: – Invasão holandesa do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda (PE).

1867: – Abertura da ferrovia São Paulo Railway para o tráfego, e inauguração da primeira Estação da Luz, em São Paulo.

1922: – Celebra-se a primeira seção do Tribunal Permanente de Justiça Internacional de La Haya, criado a instâncias da Sociedade das Nações.

1936: – A Frente Popular, coligação de partidos de esquerda, vence as eleições na Espanha, e Manuel Azaña torna-se primeiro-ministro, restaurando a constituição de 1931. A guerra civil torna-se inevitável.

1937: – A firma DuPont, de Nemours, anuncia o descobrimento do nylon.

1943: – Durante a Segunda Guerra Mundial, Heinrich Himmler decide o massacre do gueto de Varsóvia.

1964: – O Concílio Vaticano II, sob os auspícios de João XXIII, aprova a leitura das epístolas e dos Evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofícios religiosos.

1987: – O Prof. Plinio interpela a Jair Meneghelli, dirigente da CUT, na TV Cultura.

2006: – Relatório da ONU pede o encerramento imediato da prisão norte-americana de Guantanamo, em Cuba, e o julgamento ou a libertação dos prisioneiros. A Casa Branca recusa fechar o campo e rejeita as acusações de tortura.

Deixe um comentário!