17 de fevereiro

1600: – O herético ex-dominicano Giordano Bruno é queimado pela Inquisição em Roma.

1810: – Napoleão Bonaparte assina um decreto no qual declara que Roma é a segunda capital de seu império.

1871: – Começa a III República Francesa, sob a presidência de Adolphe Thiers, com a deposição de Napoleão III.

1905: – Na Rússia, em plena ebulição anárquico comunista, é assassinado o aristocrata Serguéi Aleksándrovich Romanov, tio do czar Nicolau II, e governador de Moscou.

1913: – Tomás Edson apresenta num teatro de Nova York a primeira prova pública do cinema sonoro, consistente em um fonógrafo por detrás da tela.

Uma cena em uma estação ferroviária Londres mostrando as tropas que chegam enquanto as crianças que estão a ser evacuados de Londres partem para a área de recepção.

1940: – II Guerra Mundial. Começa, em Londres, a evacuação de 400 mil crianças em idade escolar para zonas rurais.

1941: – O frade franciscano polonês Maximiliano Kolbe é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus.

1947: – A rádio “Voice of America” inicia as suas emissões para a União Soviética.

1972: – Manifesto da TFP colombiana contra o divórcio e as Reformas agrária e urbana: “Dos grandes reformas, dos grandes amenazas”.

1986: – Nove países assinam no Luxemburgo o Ato Único Europeu (que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987), com vista a relançar a integração européia, e a realizar o mercado único europeu, até 1993. Os restantes 3 países da então CEE (Grécia, Dinamarca e Itália), assinariam o mesmo tratado dias mais tarde, em 26 de fevereiro, na cidade holandesa de Haia.

1990:O Prof. Plinio dá entrevista à revista 30 Giorni sobre a Mensagem de Fátima; esta só foi publicada parcialmente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here