15 de fevereiro

1525: – Durante a conquista do México, Hernán Cortés manda executar Cuauhtémoc, o último imperador azteca.

1728: – Em Madri o duque de Wharton funda o primeiro núcleo maçônico do país, com o nome de Três Flores de Lys.

1798: – Tropas revolucionárias francesas proclamam a República em Roma. Pio VI é preso e arrastado pelas estradas até morrer em Valence.

1806: – Com a vitória de Napoleão em Austerlitz, é assinado o Tratado de Paris, pelo qual a Prússia vê-se obrigada a fazer uma aliança ofensiva e defensiva com a França.

1898: – O couraçado americano Maine afunda em Havana, num ato forjado pelos Estados Unidos para justificar a invasão de Cuba.

1902: – Em Berlim, é inaugurado o primeiro metrô aéreo e subterrâneo.

1940: – Na Alemanha nazista, os oficiais generais da Wehrmacht protestam contra o comportamento das SS na Polônia.

1944: – II Guerra Mundial. As forças aliadas atacam as tropas nazistas na abadia de Monte Cassino, Itália. A força aérea britânica bombardeia Berlim pela primeira vez.

1945: – Na Alemanha, o exército soviético chega a 80 km de Berlim. E, em Dresde, a famosa igreja Frauenkirche (igreja de Nossa Senhora) rui debilitada pelos bombardeios e incêndios dos dias 13 e 14.

Camilo Torres padre guerrilheiro

1966: – Morre na Colômbia o sacerdote guerrilheiro Camilo Torres.

1978: – Na Rodésia de Ian Smiths, o governo e os nativos concordam em criar um parlamento de maioria negra. O que levaria o país ao comunismo.

1982: – O Professor Plinio assina o comunicado contra o programa de autogestão de Mitterand: “Na França o punho estrangula a Rosa”.

1991: – Carta do Prof. Plinio ao Presidente Collor, pedindo estabelecimento de relações diplomáticas com a Lituânia.

2002: – A Duma russa pede ao presidente Putin o restabelecimento da pena de morte.

2010: – A Nokia e a Intel anunciam o lançamento de um novo “software” conjunto, para telemóveis inteligentes (smart phones), computadores “tablet”e outros dispositivos com ligação à Internet.