Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Aos “american boys”, um chamado à cavalaria!


summer_camp_pa_2007_04Desde o inicio de sua atuação junto à juventude americana na década de 1970, a TFP Americana tem patrocinado acampamentos para os “american boys” (garotos americanos) em muitas partes do país, com o objetivo de formar contra-revolucionários com os ideais da militância católica.

No verão de 2002 deu inicio a uma nova face deste apostolado, com o primeiro Call to Chivalry Camps no interior do estado de Louisiana.

Este primeiro acampamento, centrou-se nos princípios da cavalaria, revelando uma excelente oportunidade de incutir o heroísmo e a coragem do católico militante nos jovens. Com uma combinação de oração, palestras, passeios e jogos, a TFP Americana faz com que o programa seja adequado para as gerações mais novas.

Com a crescente popularidade dos acampamentos, durante o decorrer do ano, nos estados de Arkansas, Texas, Califórnia e Pensilvânia outros acampamentos são realizados. Nestes acampamentos os participantes aprendem que os cavaleiros não são figuras do passado. Ao contrário, eles são levados a adotar o mesmo código da cavalaria nos seus próprios ambientes.

***

summer_camp_pa_2007_02Desta vez, tendo como tema principal os heróis e santos da Espanha Católica, no interior de Pensilvânia, Estados Unidos – foi realizado do dia 8 ao dia 18 do mês de julho mais um Call to Chivalry.

O local do acampamento foi na Academy Saint Louis de Montfort com a participação de 55 “american boys”.

Num ambiente de muita vivacidade, mas também de muita seriedade, os jovens participantes puderam conhecer, o que em nossos dias é muito raro, a história dos grandes feitos da Espanha católica. A vida de São Fernando de Castela, que incorporou as virtudes de um cavaleiro e Rei ou ainda a história de Don Pelayo, herói católico que começou a reconquista da Espanha de uma caverna abandonada conhecido como Covadonga, foram um dos temas tratados nas palestras dadas pelos professores da Academy aos participantes, que acompanhavam as reuniões atentamente.

***

A cavalaria é como um arco gótico, onde se alia não só a espiritualidade mariana, como a prática frequente do Santo Rosário, a Comunhão diária e confissão, mas também, a combatividade e a dedicação por uma grande causa a serviço da Igreja e do Papado.

Por esta razão, durante o acampamento, os jovens foram para uma cidade ao lado chamada Lewisburg, para participar de uma campanha pró-vida contra o aborto. O público que passava de carro, vendo jovens com placas de buzine, terço na mão e entusiasmados, procuravam de alguma forma apoiar a campanha.

No último dia, depois de intensas atividades, que não comporta neste artigo, foi realizado os jogos medievais que constava em corrida de obstáculos, Dodge Ball, jogo do escudo e etc. No final dos jogos medievais foi rezado um terço em conjunto, percorrendo os arredores da propriedade.

Mas, o melhor ainda estava por vir.

Quando o sol, em seus últimos lampejos se projetava sobre as árvores deixando um ambiente muito sereno no acampamento, deu início ao banquete medieval, que foi servido como prato principal a famosa paella espanhola.

Em seguida, um toque de trompete anunciou a entrada da sobremesa, um bolo feito como réplica do Castelo de Manzanares. Cada participante do acampamento recebeu uma placa em relevo com a imagem de El Cid, o herói que incorporou em si o espírito de luta da Espanha católica.

Com o término do banquete medieval, chegou também o fim do acampamento.

O fim do acampamento sim, mas também o inicio de uma nova face na vida desses jovens, que com as bênção de Nossa Senhora e com a ajuda dos heróis católicos, se empenharão em promover em seus próprios ambientes a restauração dos valores morais da Civilização Cristã nos Estados Unidos, provando mais uma vez que as virtudes da cavalaria ainda vive em nossos dias.

 

Detalhes do artigo

Autor

Santiago Laia

Santiago Laia

27 artigos

Voluntário da Ação Jovem do IPCO

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados