A uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, São Paulo viveu neste domingo, 18 de outubro, um dia de intensa mobilização.
Em meio à disputa de discursos, bandeiras, músicas e manifestações públicas, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira realizou na Avenida Paulista um Terço Público pelo Brasil, com uma intenção clara: pedir a proteção de Nossa Senhora para que o País seja preservado do comunismo.
Era uma presença de natureza diferente.
Enquanto as campanhas procuravam conquistar eleitores por meio de discursos, atos de rua e mobilizações nas redes sociais, os participantes do Terço recorreram à oração. Rosário nas mãos, voltaram-se para Nossa Senhora e colocaram diante dela as apreensões pelo futuro do Brasil.
Quando a preocupação política se transforma em oração
Para o católico, os acontecimentos da vida de uma nação não estão separados da ordem espiritual.
Governos passam. Partidos surgem e desaparecem. Sistemas políticos conhecem períodos de ascensão e decadência. Mas os princípios morais que regem a vida dos homens e das sociedades não dependem do resultado de uma eleição.
Por isso, diante das incertezas que cercam o futuro brasileiro, o IPCO escolheu novamente uma de suas formas tradicionais de atuação: rezar publicamente o Santo Rosário.
A iniciativa não é nova. Há anos o Instituto promove Terços Públicos com intenções pelo Brasil e contra o avanço do socialismo e do comunismo. Em campanhas anteriores, o IPCO já definiu explicitamente entre as intenções dessas orações o pedido para que Nossa Senhora proteja as famílias e livre o Brasil do comunismo. Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
O Terço afirma publicamente que, acima das estratégias humanas, existe a Providência; acima das paixões eleitorais, existe uma ordem moral; e acima dos cálculos políticos, o católico conserva a confiança na intercessão de Nossa Senhora.
Uma disputa que também acontece nos símbolos
Nas periferias, atos favoráveis à esquerda foram diluídos por diferentes bairros. Nos dias anteriores, houve panelaços e campanhas digitais, enquanto apoiadores procuraram também disputar o uso simbólico das cores verde e amarela.
Se a esquerda se veste de verde e amarelo é porque reconhece que o Brasil profundo é conservador e tradicional e que o vermelho de outrora, ou foice e martelo, não movem nem articulam mais como anteriormente.

Houve até quem dissesse para que os apoiadores do Lula “tomassem banho e se portassem bem, para tentar conquistar votos para a esquerda”, segundo orientações e manuais informais compartilhados por perfis de esquerda e militantes pró-Lula nas redes sociais.
Ruas, músicas, bandeiras, cores, gestos e redes sociais tornam-se assim parte do combate pela opinião pública.
Plinio Corrêa de Oliveira chamou muitas vezes a atenção para a importância dos ambientes, costumes e símbolos na formação das mentalidades. Antes mesmo de uma ideia ser formulada intelectualmente, certas maneiras de viver e de ocupar o espaço público podem predispor as almas a determinadas concepções de sociedade.
É justamente nesse cenário que um grupo de pessoas rezando o Rosário em plena Avenida Paulista adquire significado próprio.
Em meio ao ruído da disputa política, a oração introduz silêncio, transcendência e uma pergunta fundamental: que Brasil desejamos deixar depois que terminarem as eleições?
Pelo Brasil, sob a proteção de Nossa Senhora
O comunismo não é apenas uma questão pertencente aos livros de história. Para o IPCO, sua oposição ao comunismo decorre de princípios que acompanham a instituição desde sua origem: a defesa da família, da propriedade privada, da liberdade da Igreja e dos fundamentos da Civilização Cristã.
Por isso, a intenção do Terço Público não se limita ao êxito ou fracasso de uma candidatura.
É uma súplica mais ampla pelo Brasil.
Que Nossa Senhora proteja o País contra erros que possam afastá-lo de sua vocação cristã; que ilumine governantes e governados; que preserve as famílias; e que conceda aos brasileiros discernimento, fortaleza e fidelidade aos princípios cristãos.
No domingo em que diferentes forças políticas procuravam mostrar nas ruas qual Brasil desejavam representar, o Terço Público trouxe uma imagem distinta.
“Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós…”
As urnas decidirão quem governará o País.
Mas nenhuma urna dispensa um povo de rezar por sua Pátria.
Fontes consultadas
- IPCO promove terço público na Paulista neste domingo (18), pelo Brasil, para que o Brasil não caia nas mãos do comunismo.
- g1.globo.com — Flávio diz em ato na Paulista que Jair Bolsonaro vai colocar faixa presidencial no filho | G1
- www.gazetadopovo.com.br — Flávio e Lula mobilizam apoiadores na reta final do segundo turno




