Fumaça branca anuncia a eleição do novo Pontífice – veja o telegrama enviado pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira ao Papa recém-eleito

A cada conclave, o surgimento da “fumata bianca” na chaminé da Capela Sixtina assinala o momento em que pelo orbe católico se espalha a notícia, sempre prenhe de júbilo e de esperança, de que a Barca de Pedro tem um novo timoneiro; bem como alimenta a expectativa do anúncio solene do “habemus Papam”, feito pelo Cardeal Protodiácono, quando todos, afinal, conhecem o nome escolhido para ocupar a Cátedra de Pedro. Tal a força divina da Santa Igreja que esse evento cria compreensível emoção até entre muitos daqueles que afirmam não professar qualquer fé religiosa.

O anúncio da eleição do Cardeal D. Jorge Mario Bergoglio, como Papa Francisco, repetiu, uma vez mais, todo este ritual solene em que se mesclam esperanças, preces confiantes e gestos solenes. É fácil perceber que tal escolha tenha causado especial comoção e alegria entre os católicos latino-americanos. Ver, pela primeira vez, no Sólio de São Pedro, um Pastor oriundo do chamado Continente da Esperança é fator compreensível de orgulho.

Essa escolha de um primeiro Papa argentino reconhece o papel central da América Latina na vida da Santa Igreja e do mundo contemporâneo e, mais ainda, o papel primordial que a esta caberá no reerguimento da civilização cristã.

Vem-nos à memória, nesse particular, as proféticas palavras do diretor do jornal O Legionário, o então jovem deputado Plinio Corrêa de Oliveira, num artigo de 15 de outubro de 1933, intitulado precisamente “A missão da América Latina”:

“Nesta tarde de civilização, que ameaça ser a tarde da própria humanidade, só dois fatores nós vemos realmente capazes de abrir para o homem uma janela salvadora sobre o futuro: no plano espiritual, a Igreja Católica, e no plano terreno, a América Latina.

Uma lenda antiga nos conta que à beira de certo lago havia um rochedo que crescia à medida  que as ondas o acometiam, de sorte a nunca ser submergido, ainda nas maiores tempestades. Hoje em dia, este rochedo é a Pedra, é a Cátedra de Pedro, que tem avultado com as revoluções, zombando das heresias, crescendo em vigor à medida que seus adversários crescem em rancor. […] Assistiu ao nascer de todos os países do Ocidente. Vê-los-ia morrer sem receios por seus próprios dias, que não se contam com a brevidade dos dias de uma nação. […]

Para atuar, porém, ela também se serve de fatores humanos. E, destes, o mais promissor é a América Latina.

Tenham embora os católicos latino-americanos pecado como pecaram, não pesa sobre os ombros de suas nações, ainda na infância, a culpa esmagadora de que [outros continentes] são réus. […] É certo que a nós, como nações, se poderia aplicar a frase de Santo Agostinho: “tantilus puer, et tantum peccator!”- Tão jovem, e já tão grande pecador!

No entanto, nunca partiu daqui um grito de heresia. […] Apesar dos pesares, nossos costumes ainda conservam muito daquela suave urbanidade que é a característica das índoles cristãs. […] Quando, portanto, da imensa caldeira em que fervem os restos de nossa civilização emergirem os primeiros princípios de uma nova ordem de coisas, tendo por base o respeito à Igreja, à propriedade e à família, só a América do Sul oferecerá ao mundo um caminho a ser edificado, com suas regiões imensas, que as crises econômicas não esgotaram, e seus povos de reservas morais sólidas, que até lá terão passado pelo cadinho do sofrimento, e nele terão formado sua têmpera de povos fortes.

A América do Sul será, portanto, o grande laboratório onde a nova civilização católica se vai erguer.”

Numerosos analistas apontam para a eleição e a ação do Papa Wojtyla como um dos fatores decisivos para a derrubada do Comunismo moribundo na Europa de Leste. Possam a eleição e a ação do Papa Francisco derrubar o seu sucedâneo crioulo, o neo-socialismo populista do século XXI, também ele moribundo depois da saída de Hugo Chávez da cena latino-americana!

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, nas sendas de seu inspirador, não pode deixar de almejar ao novo Pontífice, em quem reside o poder das chaves, graças especiais que inspirem suas decisões soberanas – independentes dos juízos dos homens – e sua missão pastoral, atenta às aspirações e necessidades autênticas do rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Oremos para que sua atuação encha de clareza os espíritos, dê força aos ânimos, e dê glória à Igreja santa de Deus”.

Foi neste estado de ânimo que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira dirigiu ao Papa Francisco o seguinte telegrama:

São Paulo, 14 de março de 2013.

À Sua Santidade
o Papa Francisco,
Palácio Apostólico
00120 Cidade do Vaticano
Vaticano

Santidade,

Neste momento de júbilo para os católicos, pela eleição de um novo Pontífice, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, seus diretores, membros e simpatizantes, dirigem-se a Vossa Santidade, após sua eleição ao Trono de São Pedro, para prestar-lhe a filial homenagem de sua fidelidade.

Vossa eleição enche de especial orgulho e alegria os corações dos latino-americanos, ao verem pela primeira vez no Sólio Pontifício um filho deste Continente da Esperança, tão amado de Deus e que ao longo de seus cinco séculos de história enriqueceu a Santa Igreja com o vigor de sua Fé e de seu devotamento.

Erguemos a Nossa Senhora de Guadalupe, Imperatriz das Américas, preces ardorosas a fim de que Ela obtenha da Divina Providência para Vossa Santidade suas mais escolhidas graças, com vistas a conduzir a Barca da Santa Igreja com a sabedoria e a firmeza que as tormentosas circunstâncias do mundo contemporâneo impõem.

Animados por essa esperança, pedimo-Vos, Santo Padre, nos concedais a Vossa Bênção Apostólica.

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Adolpho Lindenberg

Presidente

49 COMENTÁRIOS

  1. quando ele apareceu na sacada… chorei muito de felicidades,,, me apaixonei por ele na hora.
    e tenho certeza que ele ira fazer muitas mudanças pra melhor na igreja catolica, força e muita saude papa FRANCISCO

  2. peço a DEUS PAI,DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO que abençoe muito o nosso papa Francisco porque muito sera cobrado dele…..
    MARIA esteja sempre presente em sua vida e na igreja conduzindo o povo rumo ao reino definitivo amém

  3. VEJAMOS SE REALMENTE ACONTECERA ALGO CONCRETO,OU SE CONTINUARA TUDO COMO DANTES NA TERRA DE ABRANTES.MUITA CONVERSA POUCO RESULTADO,ESPERO QUE DEUS TENHA MISERICORDISA E QUE REALMENTE ACONTEÇA ALGO NA LINHA MUNDIAL,QUE MUDE ESTA CIVILIZAÇÃO.NÃO TEM QUEM AGUENTA MAIS ISTO INDEPENDETE DA QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE TENHA.DEUS ME LIVRE.

  4. Desde 14 de março vem repercutindo neste site do IPCO de forma admirável, o artigo – America Latina entra na História. É digno de nota o júbilo que tantos comentaristas demostram pelo tema que foi a eleição do Papa Francisco I – Analisando os diversos comentários tão cheios de fé, me pergunto: não terão estes comentaristas mais coisas a dizer ou a querer saber a cerca de tal Magnitude? felicitando a cada um pelo exemplo que dão de grandeza de alma, e de interesse pela Causa Católica, permito-me sugerir que, se tiverem tempo, leiam o seguinte artigo – “Onde houver erro, que eu leve a Verdade” hhttp//Radar da Mídia
    Cordialmente

  5. Bom dia, fiquei muito satisfeito com a eleição do novo papa, e melhor ainda por ele ser sul-americano, que o bom Jesus o abençoe para conduza os rumos da igreja católica para que possamos todos termos paz de espirito e uma vida mais sem turbulências.
    Que Deus abençoe o papa Francisco. Amém.

  6. Agradeço ao nosso bom Deus pelo Papa Francisco.Creio que ele será um canal de bençãos e mais bençãos em nossas vidas.Peçoa todos os intercessores que orem pelo meu casamento,pela minha família e pela conversão de todos os corações.Amém.

  7. Parabenizo toda Equipe pela rica matéria publicada e deixo a minhas boas vindas ao novo Papa Francisco e nossa Santidade que demonstrou ser um homem simples e de uma rica humildade, como Deus pede e quer de cada ser humano…..Amém.

  8. Só o tempo nos dirá, Sempre é bom ter esperança! Façamos por merecer as bençãos divinas. Tudo depende da resposta de amor por parte do ser Humano para com Deus. Que a Virgem Maria nos ensine a dar esse resposta de amor.
    Salve Maria!

  9. Quando vi a fumaça branca e a pomba que surgiu do nada percebi que Deus ouviu as preces daqueles que oravam com fervor e santa expectativa. Deus, mais uma vez atendeu nossas súplicas e mudou os planos do inimigo como fez com os ninivitas diante da profecia de Jonas.
    Obrigada, Senhor! Por favor, meu Deus, cuide do Papa, proteja-o, ilumine-o e dê-lhe Sabedoria para dirigir o vosso povo sofredor!

  10. seja bem vindo Papa Francisco que santificado seja abençoado por Deus com muita alegria para os catolicos recebem o novo papa com simplecidade de São Francisco de Assis em seu papado ……

  11. Parabéns a vcs que fazem o IPCO. Pela linda mensagem enviada ao Nosso Papa Francisco. Rezemos sempre por Ele nosso pastor e pela prooteção de Roma. Em fim pela santa madre Igreja.

  12. Eu só lamento que em nosso mundo de meu Deus, ainda existam pessoas com muito péssimismo, e tem aquêle ou aquêles que acham que a Igreja Católica esta em processo de demolição ou instição. Para esses, Deus disse nimguém tentarás contra ela, todos serão derrotados. São mais de 2000 anos de tentativas, mas a Igreja de Cristo é cada vez mas solídificada.
    Que Deus perdoe todos êles.

  13. É de fato uma alegria e uma benção a chhegada do Papa Francisco, percebe-se que a esco
    lha tem a mão do Divino, um iluminado despido de todas as vaidades, um pregador, é positivo para toda a america latina sua eleição, poorém a america latina corre grave RISCO
    com o avanço do Comunismo em quase todos os paises sulamericanos e caribenhos, estamos presenciando o avançoo maligno do Comunismo e suas arbitrariedades, estamos todos de braços cruzados não reagimos a este grande mal, devemos pedir ao Papa Francisco que nos ajude muito a combater o maligno comunismo que em nosso Brasil já esta instalado.

  14. Cantemos para o santo Padre o Papa ; Melodia de Maria : Minha alma glorifica ao Senhor meu espirito exalta de alegria em Deus meu salvador ! ( Lucas 01/ 46,55 ) ! . Pq ela ah De passar na frente de sua administração todos os dias de seu pontificado ! Eu Cleo ! Eu Orarei por ele !

  15. Primeiro, parabenizo o Papa Francisco e em segundo gostaria muito de ver sem discriminações, pessoas igual a mim que por ser batizado, crismado, casado enfim separado ultimamente, estando em união estável com outra esposa também católica, podendo participar de todas as ações da igreja, mas considerado pecanioso segundo a igreja, não poder receber a santa comunhão, não concordo com isso se me sinto preparado seguindo a lei da igreja.

  16. Foi com muita alegria que juntamente com meus colegas de trabalho acompanhamos o anuncio do novo Papa. Sempre falo diante de alguns comentários sobre a Igreja de que se fosse pra não ter falhas Jesus teria entregue essa responsabilidade a sua Mãe e não a Pedro. A outra é de que ainda vamos ter muitos Luteros assim como ainda vamos ter muitos Francisco. E isso comentava com meus colegas naquela tarde e qual não foi nossa surpresa quando do nome escolhido para o comando de nossa Ireja.Que Deus o abençoe e lhe de muita sabedoria para comandar essa barca.Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!.

  17. Seja bem vindo Papa Francisco!!!! rezo todos os dias para o Espirito Santos estar sempre junto do nosso Papa Francisco e que seu Pontificado seja cheio de luz e Amor, pois tenho certeza que o ceu esta em festa. Sr. Jesus abençõe nosso papa Francisco e proteja seu rebanho e sua igreja. Amém…….

  18. Urgente – que esta mensagem chegue ao Papa Francisco

    Solicito à Vossa Santidade, visto como defensor dos pobres e oprimidos, interceda junto ao Governo Brasileiro para que sensibilizem-se contra a maldade que estão há poucas horas de perpetrar contra indefesos índios que ocupam um lugar histórico, não só para eles, mas também para o nosso País e por que não para o mundo? Trata-se de um cruel despejo de indígenas que ocupam um prédio que abriga o Museu do Índio, nas proximidades do centro da Cidade do Rio de Janeiro, para dar lugar talvez a um shopping. Nesse exato momento, 00:34 do dia 22/03/2013, encontro-me apreensivo, pois índios indefesos, de diversas etnias permanecem acampados no local, resistindo pacificamente, acuados por força do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A probabilidade de um confronto é real e temo pela integridade física dos indígenas. A situação é agravada pelo fato das autoridades governamentais e judiciárias não darem aos índios a proteção de seus direitos, tratando-os com desigualdade e ódio, como se fossem animais nocivos. Aliás, isso ocorre em todo o Brasil. Como não se tem mais a quem recorrer, certeza tenho que a
    intercessão papal ao sensibilizará coração dos governantes e dos membros do Judiciário para que estes voltem atrás em suas nefastas decisões..

  19. eu acredito que nossa senhora pelo um momento ,ela esteve presente ao lado do papa.ele foi escolhido no dia 13, dia de nossa senhora.eu peço a nossa senhora que ela mande em nome de jesus chuvas e benças para o nosso pai espiritual que é o nosso papa.

  20. Boa noite a Todos!
    Parabenizo o Papa Francisco, e ressalto que sou tão otmista quanto. Creio que tudo é guiado pelo Espirito Santo, Precisamos acreditar mais em Deus e abrir-mos os nossos corações para a graça. Atraves dos homens o Espirito Santo agiu por tanto eis ai a mensagem de fé cristã, Palavra chave Muita Fé em primeiro lugar e depois esperança em dias melhores. Salve Maria
    Fátima

  21. Gostei da matéria, do telegrama.
    meucoração esta alegre com o Papa FranciscoI.
    Deus o abençoe nesta missão de conduzir a Barca da Igreja.

  22. parabenizo ao IPCO pela mensagem ao papa Francisco.
    Á ele desejo e peço sempre ao Senhor da Messe: Abeçoa Senhor este teu servo,nosso representante contra as asperezas do mundo.

  23. Olá irmãos e irmãs de fé. avante que o Senhor garante.
    Sim, a Igreja Santa e pecadora, mais santa, guiada pelo Espírito Santo de Deus, passa pela fragilidade humana, supera barreiras e, seguindo os passos do Mestre, leva ao mundo invertido em que vivemos, a grande notícia do amor infinito do Senhor que quer salvar a todos.
    A “eleição” do Papa Francisco é uma prova inconteste que o que professamos não se trata e obra humana,mas sim, divina. Com todo respeito às diferenças, frutos da vaidade, mãe de todos os males, o sonho de um só rebanho e um só Pastor (Jesus) é a busca perene do Pai que também respeita as diferentes culturas, mas quer ser Pai de todos e que todos sejam seus filhos amados e amadas. Nesta era da informação (comunicação), quando temos o mundo ao nosso alcance, resta-nos orar para que usemos de todos os meios disponíveis e até criemos outros para evangelizar (comunicar), levando a todos a doce, terna e realizadora Boa Nova.
    Avante Francisco, querido papa, o mundo agradece a graça que nos deixa com muita esperança em um mundo mais fraterno.
    Parabéns ao Instituto que se torna cada vez mais uma ferramenta preciosa para o bem de todos.

  24. Obrigada DEUS Pai por ter escolhido um servo como Francisco, esperamos que ele possa manifestar a TUA vontade nesta terra, sei que será a TUA Mão poderosa a trabalhar pelas dele, por isso eu confio em VÓS, amém!!!

  25. Fiquei muito feliz quando vi a fumaça branca subir ao céu anunciando que ja tinhamos um
    novo PAPA venha de onde vier é nosso irmão em cristo e agora é nosso Pastor gostei
    muito dele a cada dia que passa o adimiro mais e mais peço a DEUS que o proteja e abençoe e Pedir a sua benção e Prabenizalo com carinho..

  26. Estamos felizes pela escolha que com serteza o espírito santo iluminou nossos cardeais para que elegesse nosso querido papa Francisco, um nome de piedade para os pobres, ao qual nos nos encontramos nesta escala.Aos amigos do ipco, nosso abraço e orações.

  27. Boa Tarde,parabenizo e dou Graças à Santissima Trindade e a Nossa Senhor,e os Anjos de Deus pela escolha do Santo Padre o Papa Francisco,que Nossa Senhora de Guadalupe –
    Que passe sempre à frente guiando os nossos passos para que a Vontade de Deus –
    se realize através do Papa Francisco,que tem as vezes do Cristo na Terra .e que o Divino Espirito Santo sempre guie Nosso Santo Papa Francisco,que os Anjos de Deus sempre o –
    protejam,para n´s Povo Catolico atraves do nosso Santo Papa possamos continuar em –
    rumo à Vida Eterna.Jesus eu confio em vós.Obrigado por tanto Amor Ágape

  28. Devemos sim amar a igreja católica, é a igreja que Jesus Cristo nos deixou. Somos povos de Deus, por isso seguimos os seus mandamentos e não os mandamentos do mundo que querem fazer parecer que o certo é errado e o errado que é o certo. Todos sabemos que existe os dois lado, o bem e o mal, e o bem faz parte de Deus do amo. Fomos feitos livres para escolher o nosso caminho, e o caminho certo é o que Jesus deixou, o mundo pode mudar mas a palavra de Deus é uma só, pelos séculos dos séculos até o juízo final. Se você quer seguir o outro caminho esteja a vontade, nosso Pai nos fez livres, então assuma que você prefere o outro caminho e não fique tentando se enganar e nem tentando provar a ninguém que o errado é o certo, não sou eu que estou dizendo o que é certo ou errado, e sim a Palavra de Deus Pai,Filho,Espírito Santo, a Santíssima Trindade que é o único Deus Verdadeiro. Leia a Bíblia antes de falar.

  29. O Papa Francisco é um grande presente de Deus na vida dos católicos, só o Espirito Santo para fazer uma escolha abençoada, o céu com certeza está em festa.
    Que Jesus e os anjos de Deus possa está junto nessa caminhada, que o nosso Papa tenha muita força e coragem para cumprir sua missão dada por Deus.
    Parabens estamos felizes e esperançosos.
    Martha,Igor e Possi. Família Feliz.

  30. Que a eleição do Papa Francisco,venha trazer um novo ânimo,muita Fé e o compromisso dos católicos para com a Igreja e os ensinamentos de Jesus Cristo.Maria Santíssima possa nos ajudar com sua bondade e generosidade a prosseguirmos na luta contra o Mal.

  31. @Julio

    Estimado Julio,

    no se trata de “ceguera”, pero de “fe”, pues sendo la Iglesia una institución humana y también divina, tiene problemas, como todas las organizaciones humanas, pero sus
    más de dos mil años de existencia muestra que Cristo no la abandonó, y “estará contigo todos los dias, hasta el fin de los tiempos”. Así que la Iglesia no está en “avanzado proceso de autodemolicion”.

  32. Bergoglio es un modernista que profesa todas las herejía del “concilio” y la definición protestante de la “misa” de Pablo VI y encima es un “Teólogo de la liberación”, o sea, un comunista encubierto.
    La última noticia que me ha llegado es que pretende beatificar a unos de los cómplices del “obispo” comunista y terrorista Angelelli de La Rioja, Argentina, que fue supuestamente asesinado por los militares del “proceso”.
    Visto estos hechos no puedo entender el entusiasmo en círculos conservadores, incluso tradicionalistas, por este personaje que poco y nada difiere de Fray Beto.

  33. Precisamos unir as pessoas ,fazer com que elas tenham mais amor e compaixão e pratiquem a caridade,pois só assim venceremos o mal, que está aí e quer destruir tudo aquilo que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou e nos deixou.

  34. Para aqueles que estão acusando o IPCO de um “otimismo desconcertante”, logo se vê que não conhecem a TFP/IPCO, os filhos espirituais do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira são os homens mais compenetrados e cientes da realidade das coisas na Santa Igreja.
    Aos meus amigos da TFP/IPCO, sei exatamente o querem dizer, rezemos à Nossa Senhora pedindo a Bagarre, o Grand Retour, o Triunfo do Imaculado Coração de Maria e o advento do Reino de Maria, como prometido por Ela mesma em Fátima.
    Salve Maria!

  35. Estando tan avanzado el proceso de autodemolicion de la Iglesia, es desconcertante que no se refleje en vuestro telegrama dicho discernimiento. Es, con todo respeto, como si la ceguera hubiese tomado cuenta de ustedes.

  36. Parabenizo o IPCO pela belíssima e bem inspirada mensagem enviada, cujas palavras tão bem expressam o júbilo e a esperança que animam a nós católicos com a vinda de Sua Santidade o Papa Francisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome