Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A força da Igreja no mundo moderno


No próximo 3 de outubro transcorrerão 21 anos do falecimento do insigne batalhador católico Plinio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP, cujo nome ilustra o nosso Instituto.

pco_24_anos_deputado
Plínio Corrêa de Oliveira em foto de 1933, quando deputado Constituinte por São Paulo, atuando na Assembleia Constituinte de 1933/1934

Providencialmente chegou-me às mãos um pequeno texto por ele escrito, e publicado também em 3 de outubro, mas do ano de 1937. Portanto, há 79 anos, quando o autor tinha apenas 28 anos de idade. Impressiona o fato de que, nessa jovem idade, sua convicção sobre a força da Igreja Católica no mundo moderno já estava totalmente formada e alicerçada.

Instituição divina, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja é capaz de vencer quaisquer adversários que se lhe opuserem, por mais frágil que ela humanamente estiver — eis seu pensamento cheio de admirável fé. Pensamento corroborado, aliás, por dois milênios de vida da Igreja, em que esta enfrentou terríveis batalhas, em condições frequentemente desfavoráveis, e saiu-se vitoriosa. Os erros e mesmo as defecções na parte humana da Igreja, que a enfraquecem aos olhos dos homens, em nada afetam a imortalidade que lhe foi prometida por seu Divino Fundador.

Mas vamos ao texto do Prof. Plinio. Para compreendê-lo convém ter em vista as circunstâncias em que foi redigido. Estávamos a apenas dois anos de distância da futura eclosão da segunda guerra mundial, quando já fermentavam os fatores que viriam a produzi-la. Na Itália, o fascismo pressionava o Papa.

Mussolini queria fechá-la [a Ação Católica], Pio XI não queria consentir. […] Parecia certo aos espíritos prudentes, amantes da Itália católica e tradicional, que a Igreja deveria, a todo o custo, evitar a luta com o fascismo. Para eles, a Igreja era fraca demais para agir com independência”. Pio XI, porém, “atacou o fascismo muito de frente e muito de rijo”.

Gaudioso com essa atitude do Papa, Plinio Corrêa de Oliveira prossegue:

“A Igreja é bastante forte para nunca silenciar perante o erro, ainda mesmo quando, humanamente, ela se apresenta mais destituída de vigor. Sua força não está, essencialmente, no fascismo, no exército ou até na própria Ação Católica. Sua força é Nosso Senhor Jesus Cristo, e só Ele. Ainda mesmo que Pio XI tivesse de enfrentar o fascismo e o comunismo simultaneamente, e ainda que estivesse tão desarmado quanto São Leão perante Átila, ele nada teria a recear” (“Legionário”, 3-10-1937).

Tal posição de enfrentamento contra os erros da época, ele a reafirmaria muito tempo depois, em 1959, na sua obra-mestra Revolução e Contra-Revolução. Referindo-se às vitoriosas batalhas travadas pela Santa Igreja desde sua fundação, a elas aplica a poética passagem de Cícero (Familiares, 12,25,5):

“‘Alios ego vidi ventos; alias prospexi animo procellas’ (Eu já vi outros ventos e contemplei outras tempestades), poderia ela dizer, ufana e tranquila, em meio às tormentas por que passa hoje. A Igreja já lutou em outras terras, com adversários oriundos de outras gentes, e por certo enfrentará ainda, até o fim dos tempos, problemas e inimigos bem diversos dos de hoje”.

Palavras proféticas. Neste século XXI, em que vemos os inimigos instalados dentro da própria Igreja, um homem de pouca fé diria estar tudo perdido. A cidadela foi tomada! Desconhecem eles a força que advém à Igreja de seu Divino Fundador.

*                           *                                 *

Tais reflexões são muito importantes hoje em dia, quando a secularização dos costumes e das leis faz a mídia alardear uma real diminuição do número de católicos e um enfraquecimento da influência da Igreja na sociedade. A insinuação é de que ela agoniza.

Pior ainda. Muitos dos mais altos dirigentes eclesiásticos, em lugar de afirmar os direitos de Jesus Cristo e da Igreja, parecem ver no diálogo com o mundo, e as consequentes concessões aos erros da época, a única tábua de salvação para a instituição que representam. Sem falar nos que aderem decididamente aos piores desvios e costumes que nos assaltam. Timidez ou cumplicidade, não entro no mérito. Mesmo entre os que querem permanecer fiéis, a atitude muitas vezes é a de quem teme as consequências de uma posição firme e desassombrada.

Com o Profeta Jeremias poderíamos lamentar: Como se escureceu o ouro, como se alterou o ouro fino! Foram dispersadas as pedras sagradas por todos os cantos da rua” (Lam 4,1)

Não se trata, evidentemente, de menosprezar os valores da diplomacia, e muito menos os da misericórdia, que a Igreja sempre utilizou com tato requintado. Mas uma diplomacia e uma misericórdia que não têm atrás de si uma fé católica segura, uma convicção firme, e conforme o caso uma disposição de defender a todo preço princípios doutrinários imprescritíveis, mais se assemelha à moleza, quando não ao entreguismo.

Uma fé combativa que floresce na esperança, mesmo nas situações mais difíceis, essa é a lição que nos deixa Plinio Corrêa de Oliveira, e que Nossa Senhora não pode deixar de abençoar.

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados