A Folha de S. Paulo, em sua edição de 25 de junho último, publicou na coluna “Opinião” um artigo do conhecido escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, sob o título “O funeral de César”. Em termos pouco usuais, Cony trata da posição do PT face às manifestações que vêm se desenrolando no Brasil. Apenas para conhecimento  dos leitores reproduzimos abaixo o referido artigo. Cada um faça dele o juízo que achar mais adequado. Os comentários estão abertos.


*            *            *

O funeral de César

Carlos Heitor Cony

RIO DE JANEIRO – Nunca tantos estiveram dizendo a mesma coisa por motivos diferentes. A começar pelos editoriais da mídia e a terminar com a fala presidencial de dona Dilma, que leu sem quase emoção um texto que escreveram para ela. E, pensando bem, usou e abusou das mesmas palavras e conceitos que os ditadores do outro lado do mundo usaram por ocasião da Primavera Árabe.

Em resumo: toleramos os pro- testos pacíficos, mas repudiamos o vandalismo de alguns manifestantes. As mesmas palavras que os dirigentes da República de Weimar usavam para condenar as primeiras manifestações do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), que instalou o nazismo naquele país.

Curiosamente, pouco mais tarde, o próprio Hitler, em Nuremberg, num comício-monstro, disse mais ou menos a mesma coisa. E, uma vez no poder, copidescou a frase, proibindo e punindo qualquer manifestação das ruas. Não fez por menos: atribuiu qualquer descontentamento popular ao poder do judaísmo internacional, que manobrava contra o seu regime.

Os latinos diziam que toda comparação claudica, mas tem um fundo de verdade. No caso atual da nossa vida pública, apesar de tudo, seria forte demais comparar o PT com os nazistas. Quem conhece a ascensão do partido soberano e único na Alemanha dos anos 20 e 30 do século passado encontrará algumas semelhanças de meios e modos com a ascensão do PT em nossa realidade política e social.

É bom visitar o passado para compreender o presente –perdão pelo clichê. Depois do famoso discurso de Marco Antônio no funeral de César, o povo saiu pelas ruas de Roma depredando tudo. Vandalismo total. Matou até mesmo um poeta (Cinna) pelos seus maus versos. E os assassinos de Cesar (“Brutus and the rest”) eram todos homens honrados.

12 COMENTÁRIOS

  1. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO No , DE 2008
    (Do Sr. Clodovil Hernandes e outros)
    Dá nova redação ao art. 45 da
    Constituição Federal.
    As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado
    Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte
    emenda ao texto constitucional:
    Art. 1.º O art. 45 da Constituição Federal passa a vigorar
    com a seguinte redação:
    “Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de
    duzentos e cinqüenta representantes do povo, eleitos,
    pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada
    Território, e no Distrito Federal.
    § 1º A representação por Estado e pelo Distrito
    Federal será estabelecida por lei complementar,
    proporcionalmente à população, procedendo-se aos
    ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que
    nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos
    de quatro ou mais de trinta e cinco Deputados.
    § 2º Cada Território elegerá um Deputado. (NR)”.
    Art. 2.º Esta emenda constitucional entra em vigor na
    data da sua publicação.
    2
    JUSTIFICAÇÃO
    O Poder Legislativo cumpre imprescindível papel perante
    a sociedade, ao desempenhar três funções primordiais para a consolidação da
    democracia: representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de
    interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.
    Nesse contexto, a Câmara dos Deputados, autêntica
    representante do povo brasileiro, exerce atividades que viabilizam a realização
    dos anseios da população, mediante discussão e aprovação de propostas
    referentes às mais diversas áreas, sem descuidar do correto emprego, pelos
    Poderes da União, dos recursos arrecadados da população com o pagamento
    de tributos.
    A composição da Câmara dos Deputados, com
    representantes de todos os Estados e do Distrito Federal, resulta em um
    Parlamento com diversidade de idéias, bastante plural, o que é imensamente
    positivo. Mas o atual número de Deputados nos parece excessivo, mormente
    em um momento em que a sociedade se volta contra a classe política e exige a
    depuração de seus quadros.
    Entendemos que uma Câmara com duzentos e cinqüenta
    membros já possuirá amplas condições de representar a diversidade da
    sociedade brasileira, e possibilitará um enxugamento de estruturas
    administrativas que redundará até mesmo em significativa diminuição de
    despesas públicas como ganho secundário.
    Até mesmo o funcionamento da Casa, que será
    simplificada, deve melhorar.
    A distribuição por Estado e Distrito Federal deverá seguir
    a redução numérica, com o mínimo de quatro e o máximo de trinta e cinco
    deputados federais (e um deputado por Território eventualmente criado).
    Preservado o federalismo com a manutenção da
    representação igualitária do Senado, estamos certos de aprimorar nossa
    democracia.
    3
    Contamos, assim, com o apoio dos nossos nobres pares
    para a aprovação da presente proposição.
    Sala das Sessões, em de de 2008.
    Deputado CLODOVIL HERNANDES
    2008_3645
    Este é o caminho de tudo. Depois disso,a verdadeira reforma política/ eleitoral.

  2. >CONCORDO PLENAMENTE NA FORÇA DAS MASSAS POPULARES PARA QUE SE IMPONHA RESPEITO E MORALISE O NOSSO BRASIL.
    >EM JANUÁRIA/,MG ESTAMOS VIVENCIANDO UMA SITUAÇÃO VERGONHOSA, ONDE O GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, COLOCOU NA 17ª SRE DE JANUÁRIA, UMA PESSOA COMPLETAMENTE DESEQUILIBRADA, SEM COMPETENCIA, SIMPLESMENTE POR MOTIVOS POLÍTICOS. ESTA PESSOA TEM BO POR AGRESSÃO FÍSICA A ALUNA EM SÃO FRANCISO/MG, NAO TOMOU POSSE DE IMEDIATO POR MOTIVO DE PENDENCIA COM PRESTAÇÃO DE CONTAS ESCOLAR. TEM BO POR ASSÉDIO MORAL A FUNCIONARIA DO ESTADO, OUTRO BO POR ASSÉDIO MORAL E SEXUAL A FUNCIONÁRIA DO ESTADO E DENTRO DA SUPERINTENDENCIA, QUIS AGARRA*LA DENTRO DO SEU GABNETE, TEM BO POR FALTA DE ÉTICA EM NAO QUERER ATENDER FUNCIONÁRIAS, APENAS POR CAPRICHO E QUERER IMPOR SUA VONTADE PESSOAL, TEM BO POR DIRIGIR EMBRIAGADO, DESRESPEITAR POLICIAL, TUMULTUAR O TRANSITO, FOI PRESO – POR ÚLTIMO LAVRADO BO POR ASSÉDIO SEXUAL A SENHORA CASADA E FUNCIONÁRIA DA SUPERINTENDENCIA. PERGUNTO? ISTO PODE ESTÁ ACONTECENDO EM PLENO SECULO XXI? QUANDO QUE A SECRETARIA TOMARÁ UMA MEDIDA CABÍVEL EM AVERIGUAR OS FATOS PROCEDENDO UMA ACAREAÇÃO? QUE ESCONDE ESTE HOMEM E QUAL PODER TEM PERANTE O GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS QUE NAO SE TOMA UMA POSIÇÃO? DIVERSAS CORRESPONDENCIAS FORAM A ELES ENVIADOS, INCLUSIVE COM NUMEROS DOS BOLETINS DE OCORRENCIA, DIZEM QUE VÃO TOMAR AS PROVIDENCIAS E, JÁ DECORRIDOS MAIS DE DOIS MESES E O SILENCIO É COMPLETO. ENQUANTO ISTO O SUPERINTENDENTE DIZ EM PALESTRAS QUE FICARÁ NO CARGO ATÉ DEZEMBRO DE 2014. ISTO É BRASIL QUE ACEITA UM IRRESPONSÁVEL COMO REPRESENTANTE DA EDUCAÇÃO E DO GOVERNO, PREJUDICANDO E DANDO PÉSSIMO EXEMPLO AOS FUNCIONÁRIOS E AOS ESTUDANTES. ACORDA GOVERNO DE MINAS, ACORDA, POIS JA CHEGA DE TANTO ABUSO NO PÁIS.

  3. No momento atual, vislumbramos a retomada do regime militar ao poder maior da nação. Temos que tomar cuidado com as oposições ao governo, muitos deles não são de confiança do povo brasileiro que quer uma nação pacífica, longe de conflitos e corrupções, pois já pertenceram a grupos radicais que em tempos passados levaram o país ao caos, um país sem controle. Temos que ter muito cuidado, pois grupos de manifestantes podem ter influencia destes que nunca quiseram a paz dentro da nação. O lema deles sempre foi: “Quanto pior a situação do governo, melhor pra eles”. Quer dizer, quanto mais complicada a situação do governo melhor para os corruptos.
    Não sou partidário, nem tenho queda por nenhum político. O que desejo é um país livre de bandidos que se escondem atrás da máscara de políticos.
    Continuemos lutando pela queda dos corruptos que não param de mamar nas tetas do país. A eles o país deve a situação em que se encontra.

  4. O que não compreendo, é ver pessoas criticando os vândalos do movimento, mas ao mesmo tempo acham normal elegerem Presidenta do Brasil, uma ex-integrante de grupo terrorista, cujo grupo assaltou bancos e residências e até sequestrou um embaixador norte-americano!
    Espero que D. Dilma, chefe-mor dos PeTralhas, conceda anistia aos jovens insurgentes, que na conjuntura atual cometem bem menos crimes e são infinitamente menos perigosos que os marginais do grupo terrorista, ao qual ela pertencia!

    Agora, também espero que, todos os brasileiros mais atentos, entendam a real motivação da campanha do desarmamento, que só desarma os cidadãos de bem. Estes mesmos, que agora estão nas ruas protestando contra o governo PeTralha lotado de bandidos, e essa afirmação não é minha, mas da maioria dos ministros do STF na Ação Penal 470, que condenou os mensaleiros do PT!

    Conforme dito pelo Paulo Kelson, há também uma parte de protestos engendrada por gente do próprio PT, mas ligada a LULA, como o Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência, conforme publicação da revista Veja dessa semana.

  5. O Cony poderia comparar que o PT e o Partido dos trabalhadores nacionais socialistas alemães chamados de nazistas também pregavam o aborto e a eutanasia. Aí está mais uma comparação como também odeiam os esquerdistas as cores de nossa bandeira que é o verde e o amarelo que muitos pensam ser as cores das matas e o ouro quando na verdade o verde sãod os reis de portugal e o amarelo com a casa da Austria, os Habsburgs. Então foi muito bom ver o povo queimando e rasgando a bandeira veremelha do PT com sua estrela de cinco pontas.

  6. Respeitando as comparações no momento pontual, podemos através de uma análise de observação e crítica, antever um pensamento e possibilidade existente para o futuro não só no Brasil como em toda a América latina através de uma tentativa de se implantar o bolivarianismo. Até mesmo o Império Romano caiu, Napoleônico e o socialismo comunista na antiga URSS. Considero como uma utilização de “tática de guerrilha” destes grupos de extrema esquerda e daqueles que sempre desejaram estar no comando do poder por interesses pessoais que em doses homeopáticas vão disseminando entre o povo e assim implantando a sua ideologia e tomada do poder, transformando-nos em ditadura branca.

  7. Hitler atribuiu as manifestações contrárias ao nazismo ao “judaísmo internacional”. O PT atribui as manifestações que o repudiam à “direita conservadora golpista”. Cada ditador (ou projeto de ditador) elege um “espantalho” para atacar.

    Feministas passarão o resto da eternidade gritando contra o “machismo” que elas mesmas inventam para justificar sua medíocre existência.

    Gayzistas sempre farão estardalhaço contra a tal “homofobia”, outro espantalho que eles criaram para manter o financiamento que recebem de ONGs nacionais e estrangeiras. O mesmo fazem os “ambientalistas”.

  8. Em nome de Nossa Senhora e Jesus Cristo conclamo a todos que saiam de suas “zona de conforto” e venham de forma pacífica dar uma saída na formação de caráter político e para isto mostrem aos que lhes verão uma POSTURA digna e cristã como alternativa de voto.
    Sim. Eleitos homens de deus, assim como jogadores de futebol que manifestaram a todos os meios de comunicação de o serem, façam Homens de Deus Políticos e transformaremos o nosso Brasil numa casa imensa de coração cristão.
    VAMOS TODOS PARA AS RUAS!
    ACREDITEM NAS MUDANÇAS ATRAVÉS DE MANIFESTAÇÕES.
    EXPOR SUAS IDÉIAS A POPULAÇÃO DE FORMA CLARA.
    Um grande abraço
    João

  9. A Folha de SP num momento de lucidez. A questão é saber se é só um momento anti-PT, ou se é uma lucidez intelectual contra as teorias esquerdistas.

  10. O texto do Cony vem mostrar que de fato a “história se repete” em tudo, inclusive nas
    manifestações populares. De minha parte, curtindo os “60” anos de idade que tenho
    digo que já vi um filme semelhante anteriormente. É. Eu tinha quase “10” anos de idade
    quando João Goulart, o “Jango”, foi deposto e instaurou-se no país, atendendo a pedido
    popular, o regime tido duro. Apesar de não ter bola de cristal, e não crer em bruxas, eu
    tenho conhecimento suficiente para entender que o brasileiro, (incluo-me na lista), está
    clamando um NOVO GOVERNO, DEMOCRÁTICO, (ANTI-COMUNISTA), QUE VENHA COM UMA PROPOSTA CONCRETA DE DESENVOLVIMENTO, REFORMA POLÍTICA AMPLA, E JUSTIÇA, O
    QUE PARA RECOMEÇAR É SUFICIENTE. Essa “presidente” já mostrou a que veio, e está
    demorando a “SAIR”.
    Sempre lembrando que comunismo e miséria andam de mãos dadas com a promiscuidade
    e a corrupção, e que, ainda há ave rara que não voa,
    PAZ E BEM À TODOS,

  11. SITUAÇÕES INIMAGINAVEIS ACONTECENDO…
    Seja lá como for, as manifestações estão surpreendendo com certas situações que acontecem da noite para o dia, como milagres.
    1 – Os deputados e outros do PT sumiram da mídia, cada hora um querendo passar em cima das leis com suas propostas marxistas, e se mostrariam na mídia de peito estufado, como donos do pedaço…
    2 – A PEC 33 está arquivada – 430 x 9!
    Seu retorno dependerá do povo aceitar.
    3 – Corrupção passa a ser crime hediondo.
    4 – Em caso de cassação no legislativo os votos deverão ser em aberto…
    Seja lá como for, mas o curso das manifestações até agora está retrocedendo o PT com forte guinada à direita.
    Quem imaginaria pessoas com imensas faixas nas ruas: “QUEREMOS A DITADURA MILITAR DE VOLTA”, hem?
    Se Dilma e (ou) Lula tiver(em) coragem de ir(em) ao Maracanã domingo, hem?
    O povo e a policia, essa em especial, sabem que os arruaceiros seriam paus mandados pelos insatisfeitos com os rumos contrários proporcionados pelas manifestações em detrimento dos partidos comunistas, em particular do PT, por sinal está sendo massacrado, muito humilhado e cada vez mais rejeitado!

  12. Devemos analisar tudo e se informar de tudo!

    “A vida política, desde que o mundo é mundo, separou governantes de governados. Quando chegam os tempos de revolução é que a legitimidade dos governantes se esgotou e é o tempo de substituí-los. Não parece ser o caso nesse momento do Brasil, pois entendo que tanto Dilma Rousseff como Geraldo Alckmin (e demais governadores) são governantes legítimos e a democracia representativa está em pleno funcionamento. Por que a quebra da ordem, então?

    [O fato primário motivador está na elite globalista, que está espalhando a cizânia em toda parte. É um passo lógico a ser dado antes de movimentos maiores para solidificar um governo mundial. Bem fez o presidente da Turquia, Ergodan, em dizer que tanto seu país como o Brasil sofrem de uma conspiração internacional. Isso é verdade. A elite globalista gosta de fazer experimentos de engenharia social e os está fazendo agora. Financia e dá suporte ideológico e político a seus parceiros dentro de cada país. Essa turma do Movimento Passe Livre é a eles associada, assim como alas do partido governante, o PT.]

    É claro que influiu enormemente nas manifestações o jogo eleitoral do ano que vem. O desgaste de Dilma Rousseff não é necessariamente o desgaste do projeto político do PT, que tem na reserva Luiz Inácio Lula da Silva. Muito ao contrário, penso que o jogo até agora indica que o grupo de Lula está usando o movimento para desidratar Dilma Rousseff e credenciar seu chefe como cabeça de chapa da sigla. Esse é um dos fatores que fortalecem o movimento, o apoio do poderoso grupo de Lula.

    O segundo fato motivador foi a adesão inesperada da imprensa ao movimento das massas, num misto de irresponsabilidade e fascínio. Os jornalistas projetaram nos manifestantes seus próprios preconceitos e crenças e afinal revelaram-se o que são: filhos bastardos e tardios de 1968.

    A perda da autoridade causada pelos movimentos determinou o recuo dos prefeitos e governadores, que voltaram atrás de sua decisão de elevar tarifas. Isso é grave. Um ato administrativo legítimo não poderia ser revogado no grito. Isso terá graves consequências.”
    José nivaldo Cordeiro em Os governantes e os arruaceiros

    examinem tudo e fiquem com o que é bom. (I Tessalonicenses 5:21).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome