Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

“As Duas Bandeiras” e sua versão moderna “Revolução e Contra Revolução”

Por Nuno Alvares

3 minhá 5 anos


Em 1959 o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira escreveu um tratado sobre a Revolução e Contra Revolução: “julguei chegado o momento de definir nosso ideário e darmos assim um brado. E o brado adequado pareceu-me ser o livro Revolução e Contra Revolução“.

“Era fácil explicar a escolha do assunto. “Catolicismo” era um jornal combativo. Como tal, devia ser julgado pirncipalmente em função do fim que seu combate tinha em vista. Ora, a quem, precisamente, queria ele combater?”

“Na elaboração desse livro, creio que fui capaz de proporcionar uma resposta unitária a esse problema. E também ao fato de que todo esse caos em que vivemos tem uma só causa profunda, que gera todos os males do mundo moderno”.

“O nome dessa raiz comum foi-me facílimo encontrar: Revolução”. (1)

  • * * *
  • Ideologia de gênero, desagregação familiar, invasão de propriedade, progressismo católico, eco-tribalismo, ecologia integral, blasfêmias contra Nosso Senhor, socialismo, igualitarismo,  … tudo isso se chama Revolução.

Repercusssões do livro Revolução e Contra Revolução

“O jesuíta equatoriano Pe. Aurélio F. Aulestia mostra a grande envergadura de Revolução e Contra-Revolução, apresentando-o como  enfoque contemporâneo do combate entre Bem e o Mal, sobre o qual, em suas épocas, trataram Santo Agostinho – “As duas cidades” – e Santo Inácio de Loyola – “As duas bandeiras”.

“Dois Amores, escreveu Santo Agostinho, fundaram duas Cidades, a saber: o amor de si mesmo até o desprezo de Deus, fundou a cidade terrena; e o amor de Deus até o desprezo de si mesmo, fundou a Cidade celestial (De civitate Dei XIV, 28) ….

“Santo Inácio de Loyola, em seus Exercícios Espirituais apresenta a célebre meditação das Duas Bandeiras, que, na realidade, é um verdadeiro comentário da visão genial de Santo Agostinho ….

“De outra forma, mas coincidindo no essencial com Santo Agostinho e Santo Inácio de Loyola, um egrégio pensador e publicista moderno, Plinio Corrêa de Oliveira, brasileiro, apresenta a luta eterna das Duas Bandeiras sob os nomes de Revolução e Contra-Revolução”.

  • * * *

“Dificilmente poderiam honrar mais o Autor de Revolução e Contra-Revolução, as palavras do conhecido escritor norte-americano John Steinbacher, extraídas de seu prefácio à edição em inglês da obra publicada nos Estados Unidos em 1972:

“Este livro é um catecismo contra-revolucionário. A História tem registrado catecismos revolucionários no passado…. Mas nunca existiu um livro parecido ao que o Sr. vai ler ….”

E após fazer um breve resumo da obra, conclui:

“Não cabe nenhuma dúvida que a última metade deste livro (A Contra-Revolução) é o documento mais importante que jamais se escreveu, depois da Bíblia, posto que mostra, com clareza e de modo inequivocamente exato, como a Civilização Cristã pode ser salva por esta geração”.  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/BIO_199904_RCRrepercussoes.htm

  • * * *
  • Leitor, quer entender o fio de meada dos acontecimentos atuais? Quer conhecer o nexo profundo entre os erros de nossos dias? Como combatê-los com êxito? Leia Revolução e Contra Revolução e nos escreva as suas observações.
  • Baixe o livro gratuitamente  https://pliniocorreadeoliveira.info/RCR.pdf

(1) Minha Vida Pública Parte VIII Cap V (pág 437)

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados