Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

As Mensagens do Papa Francisco à China (comunista) e ao Japão; “Si vis pacem, para bellum”

Por Marcos Machado

3 minhá 5 anos — Atualizado em: 11/26/2019, 11:20:12 PM


A mídia divulga dois pronunciamentos do Papa Francisco em sua viagem ao Japão: o primeiro, dirigido a Xi Jinping desejando paz e prosperidade; o segundo, no Japão pregando contra a “paz armada”.

Francisco se equivoca no alvo e na ocasião

O Vaticano tem, universalmente reconhecida, uma diplomacia de primeira linha. Não erra alvos, não perde ocasiões, não dispersa munição.

Vejamos as duas mensagens:

         À Xi Jinping, sobrevoando a China: “Eu emito cumprimentos cordiais a sua excelência enquanto eu voo sobre China em minha viagem ao Japão. Asseguro-vos as minhas orações pela nação e pelo seu povo, invocando todas as suas abundantes bênçãos de paz e alegria”, escreveu o Papa a Xi Jinping, presidente da República Popular da China e secretário-geral do Partido Comunista Chinês”. (https://www.breitbart.com/asia/2019/11/23/pope-signals-closeness-china-distance-taiwan-hong-kong/)

No Japão, — Nação sob o fogo cruzado das ameaças da Coreia do Norte (que desenvolve armas atômicas) e da China que se gabou de ter armas poderosíssimas (nos 70 anos da Revolução Maoísta) – “durante visita a Nagasaki, o papa rejeitou a doutrina de que possuir armas nucleares para impedir ataques é o caminho para garantir a paz. Trata-se de uma “falsa segurança” que coloca em perigo as boas relações entre os povos, disse o papa no sudoeste do Japão (…). “A verdadeira paz só pode ser uma paz desarmada”, disse Francisco”. (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2019/11/24/a-unica-paz-verdadeira-e-a-desarmada-diz-papa-francisco-no-japao.htm )

Invertendo os destinatários, as mensagens se esclarecem

Tudo se esclarece se invertermos os destinatários:

Ao Japão o Papa envia “cumprimentos cordiais”, “asseguro-vos as minhas orações pela nação e pelo seu povo”, invocando “abundantes bênçãos de paz e alegria”.

À China, que construiu ilhas artificiais militarizadas (violando o Direito Internacional), e se gaba de um poderio militar top de linha, o Papa diria: é uma “falsa segurança” “possuir armas nucleares para impedir ataques e garantir a paz”.

“No mundo de hoje, onde milhões de crianças e famílias vivem em condições desumanas, o dinheiro gasto e as fortunas envolvidas na fabricação, modernização, manutenção e venda de armas ainda mais destrutivas é uma indignação contínua que grita em direção aos céus”.

* * *

                                A existência da classe militar é um bem

Ainda é tempo para remediar o equívoco: diplomacia e sutileza não faltam ao Vaticano. É uma questão apenas de querer.

Estamos próximos do Santo Natal: que o Menino Jesus, o Príncipe da Paz, nos inspire a atitude de filhos (respeitosos e resistentes) diante da Cátedra de Pedro ainda mesmo quando essa “erre nos alvos”. Quo Vadis? (João 16-5).

O Prof. Plinio em seu livro Revolução e Contra-Revolução comenta: odiar a guerra injusta, lamentando a corrida armamentista, “não tendo, porém, a ilusão de que a paz reinará sempre, considera uma necessidade deste mundo de exílio a existência da classe militar, para a qual pede toda a simpatia, todo o reconhecimento, toda a admiração a que fazem jus aqueles cuja missão é lutar e morrer para o bem de todos. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR_0211_CR_sociedade_temporal.htm

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados