Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A autodemolição e a fumaça


Raio-na-Basilida-de-Sao-Pedro

Há menos de meio século, Paulo VI anunciou que a Igreja estava sendo vítima de um misterioso “processo de autodemolição” (alocução de 7-12-68) e que nela penetrara a “fumaça de Satanás” (alocução de 29-6-72).

Duas graves incógnitas desde então ficaram flutuando pelo espaço, sem maiores esclarecimentos: o que era a “autodemolição”, e no que consistia a “fumaça de Satanás”.

Essas terríveis afirmações acabaram se dissolvendo pelos ares, sem solução e sem serem explicadas. Passaram-se os anos e essas apreciações pontifícias caíram no esquecimento. Mas para quem estuda o último meio século, elas de repente ganham uma atualidade instigante, pois diante delas, na época, Plinio Corrêa de Oliveira abriu indagações que ganham hoje uma oportunidade digna de nota, dada a confusão reinante sobre assuntos referentes à família:

“O que o povo quer saber se reduz a esta pergunta principal: Paulo VI anunciou que a Igreja estava sendo vítima de um misterioso “processo de autodemolição” (alocução de 7-12-68) e que nela penetrara a “fumaça de Satanás” (alocução de 29-6-72). O falecido pontífice – ante cujos restos mortais me inclino aqui com a devida veneração – partiu pois para a eternidade com a autodemolição em curso, e a fumaça de Satanás em expansão. O que pensará seu sucessor sobre a autodemolição e a fumaça? Como se conduzirá ante uma e outra?”

Passaram –se vários pontificados e as questões não foram explicitamente abordadas. Como é normal, a expectativa, que deveria ir aumentando, se estagnou.

Com a convocação para outubro de 2015 do Sínodo sobre a Família, pelo atual pontífice, vêm à mente essas questões candentes, ainda não resolvidas, e sempre pedindo novas atualizações. Face a elas, desejamos o mesmo que pede o magistral artigo de Plinio Corrêa de Oliveira: saber no que consistia, no que consiste, a autodemolição da Igreja? A fumaça de Satanás continua penetrando no recinto sagrado?

Uma imensa maioria católica, em cujo silêncio se pode discernir traços óbvios de fadiga, angústia e desânimo, deseja de imediato, e antes de tudo, clareza. Repito com Dr. Plinio, referindo-se à esclarecimentos sobre a “autodemolição” da Igreja e a “fumaça”: “Não é o que o Sr. gostaria de saber, leitor? A senhora, leitora? Pois eu também. E como nós, milhares, milhões, centenas de milhões de católicos. E o que há de mais justo, de mais lógico, de mais filial e de mais nobre do que pedirem os filhos da luz, àquele a quem foi dito: ‘Tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja’, pedirem-lhe clareza?”

Pedimos licença para lembrar a esse propósito uma frase do apóstolo São Paulo: Se a trombeta der um som confuso, quem se preparará para a batalha? Outra razão pela qual um esclarecimento será oportuno, e de grande ajuda.

Detalhes do artigo

Autor

Leo Daniele

Leo Daniele

201 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados