Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Bastar-se a si mesmo, uma obrigação e um direito


O princípio de subsidiariedade foi consagrado pelo Papa Pio XI na Encíclica Quadragesimo Anno e incorporado à Doutrina Social católica
O princípio de subsidiariedade foi consagrado pelo Papa Pio XI na Encíclica Quadragesimo Anno e incorporado à Doutrina Social católica.

Quatro bandidos começaram assaltar uma padaria em Cascavel [i] .“Começaram”, disse eu. Estavam com duas motocicletas. Um portava uma espingarda calibre 12 e o outro fez gestos de que estaria com uma arma na cintura. Nesse exato momento, chegou de surpresa o dono da padaria – que tinha porte de arma –  puxou de um revolver e começou a atirar. Os bandidos saíram fugindo e um deles abandonou a motocicleta, com placa que já tinha queixa de furto na delegacia de Três Barras, do Paraná.

Os assaltantes que estavam na outra motocicleta seguiram em direção ao Jardim Colina Verde. Um boletim de ocorrência foi registrado. Essa foi a sexta vez que o estabelecimento foi assaltado.

Abaixo o desarmamento generalizado e irrefletido, tão belamente derrotado em um plebiscito anos atrás.

Diz um ditado aplicável ao caso da padaria de Cascavel, “Tudo é bom para a defesa, exceto a covardia”!

Também aplicável ao caso é um princípio da sociologia católica. Tem um nome complicado, mas sua aplicação é simples: princípio de subsidiariedade.  É o contrário do Estado-moloch, omnisciente, omnipresente e onipotente, que quer saber tudo, controlar tudo e, obviamente, taxar tudo. Princípio que o Papa Pio XI consagrou na Encíclica Quadragesimo Anno e que foi incorporado à Doutrina Social católica.

Há situações em que o homem sozinho não se basta a si próprio. Neste caso, ele deve ser auxiliado pela família. Ou seja, a família dá a ele um subsídio, aquilo que ele não pode conseguir por si próprio. Com a família, acontece o mesmo. Ela deve procurar bastar-se a si própria mas, a partir de certa medida, deve receber assistência de fora.

No socialismo, como se passam as coisas? O governo dirige tudo. Todos ficam dependentes do governo para tudo. Ora, pela doutrina católica, tanto quanto possível cada um fica livre, e tanto quanto necessário, cada um fica obediente. Qual essa medida do possível e do necessário? A experiência o indica. Por este sapientíssimo princípio, não há, nem falsa liberdade, nem socialismo.

Quanto ao crime, o Sr. Almir Pazzianotto Pinto[ii] afirma: “O problema avoluma-se dia após dia, diante do olhar apático do Legislativo, da acomodação do Executivo, da sonolência do Judiciário”. Como católico, acrescento eu com grande pezar: e do silêncio de quase todo o clero.

O artigo citado prossegue: “Caso singular é o do desarmamento. Aplicado com rigor contra pessoas de bem, privou de meios de defesa pais de família, trabalhadores, empresários, proprietários rurais, possuidores de revólver ou cartucheira, adquiridos no comércio de maneira regular. Não consegue impedir, todavia, que bandidos continuem armados. Em São Paulo, e pelo Brasil afora, marginais menores ou maiores empregam metralhadoras, fuzis semi-automáticos, pistolas .45 ou 9 mm, escopetas calibre 12, granadas para enfrentar as forças policiais em superioridade de condições”.

Não é só no combate ao crime que o princípio de subsidiariedade – bastar-se  si mesmo – é importante, mas também na educação. Um relevante exemplo atual de aplicação deste princípio vamos encontrar na existência e no notável crescimento do fenômeno home school (escola no lar) nos Estados Unidos, pois no que as famílias podem fazer por si mesmas em matéria de educação, o Estado não deve interferir. É a ideia que está subjacente a esse fenômeno: as próprias famílias promovem a educação de suas crianças, no próprio lar.[iii]

Há muitas famílias que desejam o mesmo para o Brasil. As dos Estados Unidos fazem as provas em sua própria casa com gabaritos estatais, e tiram sempre melhores notas que os que estudam em estabelecimentos do Estado. Era proibido e depois se liberou.

“Atuemos, Deus atuará” (Santa Joana d’Arc).


[i] .  http://cgn.uol.com.br/noticia/73505/dono-de-padaria-espanta-ladroes-com-tiros.

[ii] O Estado de S. Paulo, 21 de março de 2014.

[iii] Ler a respeito de Patricia Lines, do U. S. Department of Education, Home Instruction, The Size and Growth of the Movement.

Detalhes do artigo

Autor

Leo Daniele

Leo Daniele

201 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados