No momento, você está visualizando Bispo de Ohio exalta a beleza transcendente da Missa Tridentina
Dom Earl Kenneth Fernandes – Reprodução Wikipédia

A Missa Tradicional em Latim (MTL) é uma “bela parte da tradição da Igreja”, segundo o Bispo de Columbus, Dom Earl Fernandes.

Como pároco, ele já havia expressado seu apoio a Missa Tradicional Latina.

Na entrevista ao Catholic World Report, D. Earl Fernandes comentou “como a década de 1970, o período subsequente às reformas litúrgicas que se seguiram ao Concílio Vaticano II, "foi uma época estranha para crescer na Igreja Católica... liturgicamente e catequeticamente".”

Muitas outras fontes nos indicam o decréscimo de vocações sacerdotais, a baixa na frequência aos Sacramentos, o afastamento da Religião.

Muito curiosa e digna de nota foi a estranheza de seus pais, católicos nascido em Goa (India) acostumados às cerimônias religiosas que elevam ao transcendente.

Um choque entre liturgia de Goa e do Ocidente

Pintura representando uma Missa Tridentina sendo celebrada. Obra: Interior da Igreja de St Waudru Mons – Artista: Bernard Neyt
Diz ele: Para meus pais – imigrantes da Índia cuja terra natal era em Goa (daí nosso sobrenome português) – a experiência da vida paroquial católica em Ohio foi um choque cultural: violões, tambores, danças litúrgicas e muito mais.”

Se bem que notasse uma vida comunitária nos fieis, os pais ainda ansiavam por “uma experiência mais tradicional.” Naqueles dias, ele nos levava à Igreja de São José em Toledo, onde a Missa em Latim era celebrada.

Na faculdade de medicina a mesma atração pelo transcendente. “Quando eu estava na faculdade de medicina, havia uma missa de indulto em latim perto de casa. Eu gostava do canto gregoriano, assim como da paz e tranquilidade que ele proporcionava. Eu também ia à missa em inglês, dependendo da minha agenda.”

Importante ponto das ordenações sacerdotais

“Tínhamos 17 seminaristas há três anos. Hoje, temos 43. Ordenei nove padres desde que cheguei e incardinei mais cinco”, compartilhou. “Conseguimos nomear excelentes diretores de vocações e empregar padres mais jovens e dinâmicos em áreas-chave da nossa diocese.”

Mais uma vez se comprova: fidelidade à doutrina, gosto pelo cerimonial, pela transcendência produzem a verdadeira renovação espiritual de uma paróquia, de uma diocese, de uma Nação.

Contra fatos não valem argumentos. Há, outros fatores positivos

Ainda o bispo de Ohio comenta que também “as mulheres têm demonstrado mais interesse em ingressar em ordens religiosas.”

Missão do Pastor: separar o joio do trigo

O bispo soube tomar uma decisão difícil, quer dizer, procurou separar o joio do trigo. Vejamos.

Informou The College Fix, “Dom Fernandes começou a remover os Padres Paulistas, mais liberais, da supervisão do ministério universitário na Universidade Estadual de Ohio, uma grande universidade pública em Columbus.”

“Sofri algumas críticas em 2022, quando padres diocesanos assumiram o Newman Center na Universidade Estadual de Ohio [que era administrado pelos Padres Paulistas]. Mas está dando frutos”, disse ele. “Estamos vendo jovens interessados ​​em se tornar padres diocesanos.”

“Com mais de 60.000 estudantes frequentando a Universidade Estadual de Ohio, a diocese se depara com uma oportunidade incrível tanto para a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo quanto para o potencial de futuros padres e religiosos”, declarou a diocese na época.

Práticas tradicionais

Dom Earl Fernandes também encorajou os fiéis a rezar o Rosário, estudar a Bíblia e “[construir] um pequeno santuário em sua casa para o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria”.

Entronizar o Sagrado Coração de Jesus, prática devocional piedosa e eficaz!

Encorajando a missa tradicional

Lembra LifeSiteNews que os “comentários do bispo sobre a beleza da missa em latim refletem um interesse crescente entre os católicos da geração Y e da geração Z pela tradição e pelas belas liturgias.”

Esse é um fenômeno que se nota, pelo menos, em todo o Ocidente: “muitos jovens estão abraçando a fé católica por causa da tradição.”

Lembrou o  Padre Patrick Hyde no X em maio – ele atua no campus da Universidade de Indiana, em Bloomington. “Temos até alunos que dirigem mais de uma hora para cada lado para a Missa dominical da Liturgia da Vida Divina.”

“Esses jovens passaram a vida inteira bombardeados com barulho e imagens”, observou Hyde. “Eles querem uma pausa que os permita descansar e os leve a Deus.”

Também o Arcebispo de São Francisco, Salvatore Cordileone, comentou de forma semelhante em abril: “Para mim, é animador ver quantos jovens são atraídos pelas práticas católicas clássicas que expressam realidades transcendentes de forma tão eficaz.” A catedral de São Francisco começou a celebrar a Missa ad orientem e adicionou genuflexórios para acomodar o crescente interesse em receber a Comunhão na língua.

Conclusão

Após décadas de ação progressista em todo o Ocidente vemos surgir uma geração em que tantos e tantos jovens se voltam para as práticas tradicionais; exatamente as formas de piedade que lembram o Deus eterno, transcendente, majestoso, criador do Céu e da Terra.

Os nossos olhos se voltam para a cátedra de Pedro, o doce Cristo na Terra, pedindo o atendimento das palavras de Nossa Senhora em Fátima dirigidas ao orbe católico: oração, penitência, mudança de vida, conversão. A recitação do Rosário, a prática dos 5 primeiros sábados, a consagração ao Imaculado Coração de Maria.


Referência: https://www.lifesitenews.com/news/ohio-bishop-latin-mass-is-a-beautiful-part-of-the-churchs-tradition/

Deixe um comentário