Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Chávez acelera a cubanização da Venezuela


Hugo Chávez, com o seu amigo e suporte político, o ditador cubano Raúl Castro.

Atilio Faoro

O jornal ABC de Madrid (7/6/2010) informa que o líder venezuelano Hugo Chávez reforçou a presença de cubanos em setores vitais do país. “Somos a mesma coisa”, afirmou o ditador cubano Raúl Castro em sua última visita a Caracas, há cerca de um mês. Seu anfitrião o corrigiu: “Somos a mesma pátria”.

«Nos anos 60, Fidel Castro tentou três vezes invadir as costas venezuelanas”, recorda o vice-almirante Iván Carratú, ex-diretor do Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional.

O que Cuba não conseguiu no passado, agora o está conseguindo sem disparar um tiro. Desta vez, o exército cubano “não nos está invadindo, no sentido literal da palavra. A submissão do chavismo não é consequência de uma derrota militar, e tão pouco existem condições no mundo que justifiquem uma aliança desta natureza”, explica o analista Manuel Felipe Sierra.

Oficialmente, Chávez sustenta que a presença cubana não passa de 30.000 agentes. Entretanto, outras cifras oficiais falam de 60.000 cubanos distribuídos em áreas chaves como segurança, inteligência, assessoramento policial e militar, controles de registros de identidade, passaportes e cartórios de registro de imóveis.

Também a importação de alimentos está em mãos de cubanos, incluídas as 70.000 toneladas de comida que chegam nos portos venezuelanos. O aeroporto de Caracas recebe os vôos diários de cubanos como se fossem “fantasmas” pela falta de registro oficial.

“O plano de perpetuar-se no poder de Chávez necessita de uma estrutura de segurança e espionagem cultivada durante 50 anos pela KGB soviética e pela Stasi alemã. Isso o tem Cuba”, sustenta Sierra.

Em troca desta “ajuda” de Cuba, Chávez envia 95.000 barris diários de petróleo ao regime castrista, o que garante o prolongamento da falida economia cubana. Ademais, à medida que cai a popularidade de Chávez – como acontece agora com a crise econômica, com a falta de alimentos nas prateleira e de energia, 66% dos venezuelanos afirma estar totalmente insatisfeito com a sua gestão – o mandatário venezuelano necessitará cada vez mais ajuda de cubanos para consolidar seu projeto totalitário.

Detalhes do artigo

Autor

Edson Carlos de Oliveira

Edson Carlos de Oliveira

217 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados