Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cidade de Cardoso Moreira (RJ) consagrada a Nossa Senhora Aparecida


A cidade de Cardoso Moreira, no Norte fluminense, foi solenemente consagrada a Nossa Senhora Aparecida no último dia 30 de novembro. O ato contou com grande afluência da população e foi ilustrado pela presença de D. Roberto Ferreria Paes, bispo diocesano de Campos, e de D. Fernando Arêas Rifan, bispo da Administração Apostólica São João Batista Maria Vianney, bem como de numerosos sacerdotes. O Sr. Gilson Siqueira, prefeito municipal, assinou a fórmula da Consagração, que foi lida publicamente pelo vice-prefeito, Sr. Renato Jacinto [foto à direita].

A iniciativa deste importante ato — o qual se insere no âmbito das comemorações do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida — partiu do Pe. David Francisquini, capelão da igreja do Imaculado Coração de Maria, e do Pe. Edison Domingues dos Reis, pároco da igreja matriz de São José, que pediram ao prefeito a Consagração oficial do município à Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora Aparecida, e foi efetivada pela lei municipal “de caráter de urgência especial, de número 031/2017”, votada pela maioria dos vereadores e sancionada pelo prefeito, que não se deixaram dobrar pela pressão de protestantes em sentido contrário.

As celebrações se iniciaram com uma Missa festiva, celebrada no rito tridentino por D. Fernando Rifan na igreja do Imaculado Coração de Maria [foto ao lado] e cantada pelo coral Regina Angelorum. Seguiu-se uma enorme carreata, que percorreu as principais ruas da cidade, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Durante o percurso, muitos devotos expunham em frente de suas casas imagens da Padroeira do Brasil, em sinal de reverência, apreço e apoio à Consagração.

 No final da carreata [foto ao lado] todos se encontraram no trevo da entrada da cidade, onde foi edificado um nicho especialmente para Nossa Senhora Aparecida. Ali, após ser abençoada pelo bispo diocesano, a imagem foi entronizada solenemente ao som do Hino Nacional e do Hino de Cardoso Moreira. O local foi cedido generosamente pelo proprietário, Sr. Beto Siqueira.

A singela imagem de Nossa Senhora Aparecida ficará exposta na entrada de Cardoso Moreira para ser venerada por todos seus devotos que por lá passarem. E, como símbolo de seu sincero e filial amor, o povo cardosense manterá com carinho e respeito o espaço público a Ela dedicado.

Detalhes do artigo

Autor

Fabio Cardoso

Fabio Cardoso

5 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados