Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Criminoso prefere voltar ao cárcere a fazer vida de capuchinho


Frade franciscano numa velha rua medieval
Frade franciscano numa velha rua medieval.

O criminoso David Catalano, 31, foi condenado pela Justiça italiana. Esta prevê, entretanto uma prisão alternativa. E no mês de novembro último o réu foi enviado ao convento capuchinho de Santa Maria degli Angeli, perto de Enna, na Sicília, para ali servir e viver num regime especial regido pelos frades, informou o jornal britânico The Daily Mail.

Porém, ele não resistiu à austeridade e pobreza dos religiosos capuchinhos, ordem à qual pertenceram muitos santos famosos. E fugiu duas vezes da vida conventual, pedindo para ser confinado num cárcere comum que ele, aliás, já conhecia.

Após uma primeira fuga, havia sido preso de novo pela polícia e reconduzido ao convento.

Mas fugiu de novo seis semanas depois e se apresentou à delegacia pedindo para ser levado de volta à cela que ocupava no cárcere da cidade de Nicósia.

Ele disse aos policiais surpresos: “A prisão é melhor do que ficar numa casa regida por monges”.

Um policial explicou: “Catalano chegou fora de si e disse que não havia jeito de ficar com os frades.

David Catalano, foto da polícia de Caltanissetta cárcere comum é menos duro que vida monástica“Ele disse que era duro demais e que queria voltar à prisão pública. Então nos o pegamos e ele agora está detrás das grades pagando o resto da pena”.

“A vida dos monges pode ser muito severa – não há comodidades, eles acordam cedo e vão dormir cedo. Não há luxos e a cassa dos monges funciona com um regime muito severo”, queixou-se o réu.

O mosteiro acolhe há mais de 12 anos cerca de 60 prisioneiros, que nele permanecem até pagarem a pena devida.

Os capuchinhos são um ramo dos Franciscanos que praticam rigorosamente a via do Santo Fundador, especialmente em matéria de pobreza e austeridade de vida.

Apesar de nessa vida monástica a caridade prover às necessidades materiais, o bandido achou o cárcere público mais atraente.

De fato, o homem com todas as suas forças naturais não aguenta levar seriamente a vida de um frade.

É a graça divina que faz com que os religiosos e religiosas possam carregar, e até com alegria espiritual, uma vida de tanta penitência e renúncia material.

E essa graça só age, e de modo maravilhoso, nos mosteiros da Igreja Católica, produzindo os mais altos frutos de santidade, como foi o caso, para dar apenas um exemplo, do santo Padre Pio de Pietrelcina, ele próprio um capuchinho.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados