Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Destaques: O comunismo decorre da corrupção das células e dos tecidos sociais


O comunismo foi reiteradamente condenado pelos Papas como sendo intrinsecamente perverso.

Destaques

“O comunismo é um mal profundo, decorrente da corrupção de todas as células e tecidos sociais. Se, portanto, quisermos enfrentar o mal, deveremos fazê-lo pelo combate às suas causas mais remotas e perigosas. E a “causa causarum” do mal não é outra coisa senão a irreligião. Nesta luta, ou seremos soldados ou desertores, ou heróis ou covardes.

Foto junto ao Oratório Nossa Senhora da Conceição Vítima dos Terroristas

“O comunismo só tem importância no mundo latino-americano enquanto infiltrado na Igreja (Católica).

“Nacionalismo sem Religião é coisa impossível. Porque nacionalismo significa patriotismo. Patriotismo significa sacrifício aos interesses superiores do País. E sacrifício ou é ato da religião, ou é tolice. Porque só um crente tem motivo suficiente para sacrificar-se pelo próximo: o amor de Deus. E só um tolo é capaz de um sacrifício por uma humanidade incapaz de gratidão na imensa maioria dos casos, quando não se indica como razão do sacrifício um motivo religioso.

“A melhor maneira de combater o comunismo não é por uma doutrinação oriunda dos princípios da Revolução Francesa, mas pela desassombrada pregação do verdadeiro Evangelho, o de Nosso Senhor Jesus Cristo, inclusive para manter a disciplina nas forças armadas.

“Graus e formas de comunismo: anticlericalismo? campanha sexual para libertação de “falsos preconceitos”? socialismo pedagógico? – Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal, que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos veriam com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas…

Nazismo e Comunismo convergem no terreno do ateísmo, e não só nesse ponto.

“O comunismo não é o manso cordeiro que finge ser (…). Na Espanha, os incêndios de igrejas só começaram quando o regime se viu no poder; antes ele defendia as “liberdades populares”…

“Uma medida meramente econômica nunca extinguiria o comunismo, cujas causas são sobretudo morais. É (o Papa) Leão XIII quem o afirma.

“A debelação do comunismo deve ser a preocupação principal dos nossos dirigentes. E – estejam eles disto certos – o sucesso de sua campanha está diretamente ligado ao sucesso de sua luta contra o comunismo.

“A verdadeira causa da difusão do comunismo é a falta de instrução religiosa. Só a Religião é capaz de incutir no cérebro humano a noção do justo e do injusto.”

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Frases_axiomas_de_PlinioCorreadeOliveira.htm

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados