Documentos: “Expoente máximo do pensamento católico e o mais fiel defensor da Tradição”

0

Documentos para a História do Concílio Vaticano II

Carta do Cadeal Pizzado, prefeito da Sagrada Congregação dos Seminários e Unversidades da Santa Sé enaltece a figura do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Cardeal Giuseppe Pizzardo, Prefeito da Sagrada Congregação dos Seminários e Unversidades da Santa Sé

CE_650423_Card_Pizzardo

Roma, 23 de abril de 1965

SAGRADA CONGREGAÇÃO

DOS SEMINÁRIOS E

UNIVERSIDADES

Prot. N. 579/65

Excelências Reverendíssimas

Lemos com o mais vivo interesse o que comunicaram a esta Sagrada Congregação com a amável carta de 19 de março passado, com o objetivo de conferir maior brilho ao salutar apostolado intelectual que o douto e modelar Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Prof. PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA, vem realizando há várias décadas.

Há muitos anos acompanhamos o trabalho multifacetado realizado em alto nível por este Professor leigo, que pode ser considerado o expoente máximo do pensamento católico e o mais fiel defensor da Tradição Católica e do Magistério da Igreja entre os intelectuais leigos desta nobre Nação Brasileira. Portanto, saudamos calorosamente a proposta feita por Vossas Eminências.

Sem embargo, consta-nos que, dado que a próxima sessão do Concílio Vaticano II será a última, possa haver alguma dificuldade em nomear um novo Auditor, apesar de que a presença de um representante dos leigos do Brasil seja tal que pareça realmente oportuna. Gostaríamos, portanto, de sugerir que os dois Cardeais brasileiros [de São Paulo e do Rio de Janeiro, n.d.t.] apresentem oficialmente a proposta, a fim de lhe conferir maior peso e probabilidade de sucesso. Isto, aliás, pareceria tanto mais natural quanto a benevolência dos dois Cardeais brasileiros para com o Sr. Prof. Plinio Corrêa de Oliveira é bem conhecida, e o Reverendíssimo Arcebispo de São Paulo é o Grão Chanceler da Universidade Católica, onde aquele realiza seu trabalho altamente considerado.

Com sentimentos de especial estima e respeito, nós nos professamos de todo o coração

de Vossas Excelências Reverendíssimas

devotíssimos em Jesus Cristo

G. Cardeal PIZZARDO

 + DINO STAFFA, Secretário

À Suas Excias. Rev.mas

Dom Geraldo de Proença Sigaud

Arcebispo de Diamantina

e Dom Antonio de Castro Mayer

Bispo de Campos (Brasil)

Deixe uma resposta