Efemérides – 01/01

0
Um caça alemão Fw 190 pronto para decolagem, no âmbito da Operação Bodenplatte, em 1945.Apesar do enorme esforço, de nada adiantou os gastos da Força Aérea Alemã, já que os contingentes de aviões Aliados eram rapidamente reequipados com novos aparelhos.

1502: – Américo Vespuccio descobre a Baía de Guanabara, onde se fundaria a cidade do Rio de Janeiro.

Aeronaves americanas destruídas em solo por aviões alemães. Apesar do enorme esforço alemão, de nada adiantou os gastos da Força Aérea Alemã, já que os contingentes de aviões Aliados eram rapidamente reequipados com novos aparelhos.

1945: – A Força Aérea Alemã lança a Operação Bodenplatte, a desesperada tentativa alemã de destruir a superioridade Aliada da Europa.

1946: – A Força Expedicionária Brasileira é extinta, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

1968: – Por iniciativa do papa Paulo VI, em mensagem datada de 8 de dezembro de 1967, o dia 1º. de janeiro passou a ser o Dia Mundial da Paz.

1976: – A TFP paulista faz distribuição de donativos em favelas de São Paulo.

1990: – Na Romênia é extinta a aterradora polícia secreta, a Securitate. Quatro dias depois, o governo romeno anuncia anistia para todos os condenados no regime comunista por delitos políticos desde 1947.

1993: – Com a entrada em vigor do Tratado da União Europeia assinado no ano anterior em Maastricht, é criado o Mercado Único Europeu.

2003: – O petista Lula assume a presidência do Brasil.

2016: – Na Alemanha, durante o Réveillon de Ano Novo, milhares de muçulmanos violam centenas de mulheres e saqueiam lojas em Colônia, Frankfurt, Hannover, Stuttgart e Dresden, no que foi chamado o “11 de setembro” alemão. O fato também se deu em outros países.

Deixe uma resposta