02 de agosto

1483: – Em Roma, o papa Sixto IV nomeia por bula, o Frei Tomás de Torquemada, inquisidor geral de Castela e Leão, cargo que se tornaria extensivo a Aragão, Catalunha e Valência por bula de 17 de outubro do mesmo ano, e que o converteria no primeiro inquisidor geral da Espanha.

1802: – Na França, mediante resolução do Senado, Napoleão Bonaparte se converte em cônsul vitalício, concentrando em suas mãos todo o poder político. Dois anos depois se auto-proclamará Imperador.

1945: – No fim da II Guerra Mundial, termina a Conferência de Potsdam. Os dirigentes das nações aliadas estabelecem as condições da rendição da Alemanha nazista e os princípios para a administração do território.

1953: – Inicia-se na Bolívia uma reforma agrária socialista, e se declara esse dia o Dia do Índio.

1970: – Sequestro do avião 747, que partira de Nova Iorque rumo a Porto Rico, que foi o primeiro a ser desviado para Cuba.

1983: – As TFPs alertam o presidente Reagan contra o perigo da vietnamização da América Central.

1985: – Campanha da TFP do lançamento do livro “Reforma Agrária Socialista e Confiscatória no tufão agro-reformista”, e inauguração do V Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da entidade.

2007: – Um submarino russo coloca uma bandeira da Rússia no fundo do Oceano Ártico, para reclamar a posse de uma zona rica em petróleo e gás natural no Pólo Norte.

Deixe um comentário!