Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Efemérides – 02/09

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 2 anos


Membros da delegação japonesa no navio norte-americano USS Missouri, para assinar a ata de rendição do Japão.

1792: – Durante a diabólica Revolução Francesa têm início os chamados “Massacres de Setembro”, que se estenderam do dia 2 até 7 de setembro, quando a plebe revolucionária assaltou as prisões onde se encontravam muitos eclesiásticos e pessoas de bem, massacrando-as. Foram assassinados três bispos e mais de 200 religiosos acusados de serem monarquistas. Essa matança foi perpetrada não apenas em Paris, mas igualmente em outras cidades do país e foi seguida da prisão do rei, Luís XVI.

1822: – Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil.

1870: – Napoleão III é capturado após a Batalha de Sedan.

1918: – Seguindo o mesmo esquema da Revolução Francesa, Lenine, num esforço para eliminar “contra-revolucionários” que pertenciam às antigas classes dominantes e assegurar a Revolução Comunista, decreta na Rússia o Terror Vermelho, ou exterminações em massa, implementando assim a ditadura do proletariado.

Por sua vez, o general americano Douglas Mac’Arthur assina, em nome dos Aliados, a rendição do Japão.
O ministro do Exterior Mamoru Shigemitsu assina a ata de rendição em nome do governo japonês.

1945: – As condições para a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial é assinada pelo ministro do Exterior japonês Mamoru Shigemitsu e aceito a bordo do navio norte-americano USS Missouri na Baía de Tóquio.

1970: – O Parlamento da Índia anula os privilégios dos 279 marajás e os iguala ao resto dos cidadãos.

2018: – Um incêndio de grandes proporções atingiu os três andares do histórico prédio do histórico prédio do Museu Nacional do Brasil, na Quinta da Boa Vista. Antiga residência oficial dos Imperadores, o edifício foi extremamente danificado com rachaduras, desabamento de sua cobertura, além de lajes internas. Estima-se que 80% do acervo localizado no museu tenha se perdido no acidente.

2020: – O governo da Alemanha informou, neste dia, que Alexei Navalny, ativista e opositor de Vladmir Putin estava internado em Berlim, vítima de um envenenamento pelo agente químico Novichok. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o governo russo é acusado de envenenamento. Recentemente, em 2018, o ex-espião russo, Sergei Skripal também foi envenenado. No caso dele, o envenenamento aconteceu em solo britânico.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados