Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 03/09


Cena característica dos reforços aliados sendo desembarcados, nas praias da Itália.

1759: – O ímpio Marquês de Pombal expulsa a Companhia de Jesus de Portugal e colônias e confisca seus bens, sob a alegação de que esta agia como um poder autônomo dentro do Estado português.

1783: – A Guerra de Independência dos Estados Unidos termina com a assinatura do Tratado de Paris pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

1866: – É fundada em Genebra, na Suíça, a I Internacional Socialista, com a divisa: “Temos por princípio o direito ao trabalho, e por fim, a revolução social”.

1939: – França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália declaram guerra à Alemanha após a invasão da Polônia.

Tropas norte-americanas desembarcam, durante a Invasão Aliada da Itália, em 1943.

1943: – Começa a Invasão Aliada da Itália, ao mesmo tempo em que a Itália assina com os Aliados sua rendição, que entrará em vigor no dia 08 de setembro.

1954: – No Vaticano é canonizado o Cardeal José Sarto, papa Pio X.

1973: – A TFP uruguaia publica o manifesto: “Las elecciones universitarias: ni elecciones, ni universitarias”.

1982: – No Brasil é publicado na imprensa o comunicado: “A TFP lança novo livro: esvoaçam as vespas da malevolência”, refutando tentativas de envolver a entidade na falsificação de uma edição polêmica do semanário da Arquidiocese, “O São Paulo”. A entidade difundia na ocasião o livro “As CEBs… Das quais muito se fala, pouco se conhece – A TFP as descreve como são”.

1987: – A TFP peruana lança na imprensa um manifesto contra a estatização dos bancos, no que é apoiada por 1 arcebispo, 1 bispo, e 99 sacerdotes. O Pe. Gustavo Gutiérrez, um dos fundadores da Teologia da Libertação, e 300 padres, saem contra.

1989: – O voo Varig 254 faz um pouso forçado sobre uma região de selva a 60 quilômetros de São José do Xingu, em Mato Grosso, em decorrência de falta de combustível, após a aeronave ter perdido o rumo. Doze passageiros morrem.

1990: – Falecem nos Estados Unidos num acidente de carro, dois membros da TFP daquele país, os Srs. Fred Porfilio e Daryl Huang, em plena campanha pela independência da Lituânia.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados