03 DE MARÇO
1687: – O bandeirante Domingos Jorge Velho é contratado pelo governo colonial para destruir o Quilombo dos Palmares.
1808: – Tropas napoleônicas ocupam Madrid.
1904: – O Kaiser Guilherme II, da Alemanha, torna-se a primeira pessoa a fazer uma gravação sonora de um documento político, usando o cilindro de Thomas Edison.
1918: – Rússia, Áustria e Alemanha assinam o Tratado de Brest-Litovsk, que marca a saída da Rússia da I Guerra Mundial, e abre caminho para a independência da Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e da Polónia. Esse tratado consolida o poder soviético.
1923: – Em Nova York aparece o primeiro número da revista Time.
1938: – É descoberto petróleo na Arábia Saudita.
1962: – É publicado na imprensa o comunicado “O livro Reforma Agrária – Questão de consciência e o Episcopado Nacional”, que refuta as declarações do Cardeal Mota sobre essa obra.
1973: Em Montevidéu foi publicado na imprensa o manifesto “La autodemolición de la Iglesia, factor de la demolición en Chile”.
1974: – Líderes da Igreja Católica Apostólica Romana e do Luteranismo chegam a um acordo para uma eventual reconciliação, sendo esse o primeiro entre as duas igrejas desde a reforma Protestante.
1977: – O Partido Comunista Espanhol adota o eurocomunismo.
1981: – A TFP lança a campanha de difusão do livro “Sou Católico: posso ser contra a reforma agrária?”.
– Em referendo celebrado na URSS, 74% dos votantes da Letônia, e 83% dos da Estônia, votam para independentizar-se da União Soviética.

1992: – Realiza-se em Hulha Negra (RS), o término da “Romaria da Terra”, com missa sacrílega, culto da “deusa Terra”, pedido de perdão aos índios pela evangelização, etc.
2010: – Lula compara dissidentes cubanos a criminosos comuns e os incita a obedecer à “Justiça” castrista.